Um evento realizado pela Câmara de Vereadores de Criciúma, nessa quarta-feira, dia 4, marcou os 90 anos de Emancipação político-administrativa de Criciúma. Autoridades locais, regionais e do Estado, convidados e a comunidade em geral compareceram para a sessão especial, realizada na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Ex-prefeitos e familiares foram homenageados pela Câmara.
A sessão teve início com um documentário feito pela TV Cidadã, que contou a história da emancipação político-administrativa da cidade. No vídeo, autoridades como o ex-prefeito Ruy Hulse, trouxe detalhes históricos importantes para a construção da cidade. “Nada mais justo do que relembrar todos os que ajudaram na construção dessa cidade. É bom lembrarmos que todos os municípios do Estado têm sua origem de Laguna, de onde se emancipou o município de Araranguá, onde também estava Criciúma”. O ex-prefeito também ressaltou durante a sessão a importância de planejar o futuro para que haja progresso na cidade.
A proposição é de autoria do vereador Vanderlei Zilli (PMDB), aprovada por unanimidade pelos parlamentares. “Poderíamos pontuar falando muito da nossa cidade, pois aqui é um lugar cheio de histórias. Criciúma é fábrica de grandes nomes no cenário social, político e empresarial de nosso Estado. A história da comunidade de Criciúma é marcada pela constante busca do desenvolvimento econômico, social e cultural”, disse o vereador.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, vereador Ricardo Fabris, enalteceu o desenvolvimento da cidade e passou o seu pronunciamento para o ex-prefeito Algemiro Manique Barreto. Em seu discurso ele foi breve: “Eu me permitiria sair um pouco fora da linha de homenagens para lembrarmos os primeiros colonizadores que saíram da Itália e muitos morreram no caminho. Aquela gente que deixaram seus familiares e pra cá vieram, não só os italianos, mas todos os colonizadores. É pra eles que quero prestar minha homenagem”, ressaltou.
O chefe do poder executivo Márcio Búrigo enfatizou o trabalho dos ex-prefeitos e destacou que é sempre bom relembrar de quem fez parte da construção da cidade. Falou das conquistas e mencionou que Criciúma é uma das mais preparadas do Estado para receber investimento.
Em forma de homenagem, uma honraria foi entregue para os ex-prefeitos de Criciúma. Para aqueles já falecidos, as honrarias foram entregues para os representantes familiares.
Relembre – A pequena colônia crescia há seu tempo e em 1909 era o 6º distrito do município de Araranguá. Naquela comarca era representada por Marcos Rovaris, que exercia o cargo de “conselheiro”, o vereador dos dias atuais. Natural da Itália, onde nasceu em 10 de maio de 1873, Marcos Rovaris veio para o Brasil aos 19 anos com os pais e duas irmãs radicando-se na região sulcatarinense. Dedicou-se às atividades empresariais, sendo um dos mais destacados industriais e comerciantes da região.
O evento de instalação oficial do município ocorreu em 1º. de janeiro de 1926 e criciúma dava início a sua própria história político-administrativa. Marcos Rovaris, pela sua liderança empresarial e política, pertencendo ao partido republicano, foi o nome mais credenciado para ser o primeiro prefeito – na época denominado intendente – da nascente cidade de Criciúma.
Colaboração: Daniela Savi
[soliloquy id=”154965″]