Na próxima quarta-feira (12) cerca de mil pessoas estarão reunidas em Lages para o Encontro dos Jovens Empreendedores do Meio Rural Catarinense. O evento, que acontece no Centro Serra Convention Center, vai reunir jovens que passaram pelos cursos de Formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos pela Epagri desde 2013, com recursos do Programa SC Rural.
O encontro vai proporcionar a troca de experiências entre os jovens, que terão oportunidade de discutir como colocaram em prática o que aprenderam. O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, estarão presentes para dialogar com os jovens e conhecer melhor suas experiências. A programação conta ainda com palestra do repórter Vico Iasi, do programa Globo Rural.
Os participantes conhecerão ainda casos de jovens que mudaram suas realidades e de suas famílias após a passagem pelo curso. Elizabeth Buss, de São Bonifácio, vai contar sua experiência na instalação de uma agroindústria de bolachas artesanais, diferenciadas pelo resgate de receitas antigas da família. “O curso despertou em mim não só a vontade de continuar na agricultura, como também de ter meu próprio negócio, sem pensar em ir embora”, conta a jovem rural. O curso deu início a esse grande sonho, dividido agora com a irmã e o cunhado, que retornaram à propriedade após a abertura da agroindústria. Atualmente os Buss planejam ampliar o negócio, com a inauguração de um café rural.
Até o momento, foram realizados 26 cursos em 13 Centros de Treinamentos da Epagri, alcançando jovens oriundos das 27 regiões do Estado. Os cursos variam de oito a dez semanas e são ministrados em esquema de alternância, que preconiza etapas que mesclam teoria e prática. Os jovens elegem uma temática de acordo com seu interesse, com o objetivo de despertar o seu potencial empreendedor.
Até o final de 2015, a Epagri terá capacitado 1.018 jovens nos cursos que promovem a liderança, empreendedorismo, espírito solidário e iniciativas inovadoras que agregam valores a produtos, serviços e espaços.
Após a formação, os jovens elaboram projetos individuais e comunitários, levando em conta os aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos envolvidos. As melhores propostas são selecionadas e recebem apoio financeiro do SC Rural, com contrapartida do agricultor, para serem executadas. Os projetos abrangem diferentes temáticas, como bovinocultura de leite, bananicultura, agroindústria, olericultura e turismo rural, entre outros.
Colaboração: Ana Ceron / Comunicação Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca