Turistas gaúchos, catarinenses, paranaenses e paulistas cercaram, em ritmo de festa, a fogueira de sete metros acesa pontualmente às 19 horas deste sábado no último dia do “Arraiá das Águas”, projeto idealizado pela secretaria de Turismo de Gravatal, realizado no bairro Termas, e que está em sua primeira edição.
“Na verdade para nós, em Gravatal, é alta temporada agora no inverno, em virtude das águas termais. Existe a sazonalidade, que é a variação de turistas, mas ela é considerável mais para o meio da semana. Os fins de semana do ano todo são praticamente lotados aqui”, destaca o funcionário da secretaria de Turismo, Fabrício de Medeiros.
Além de entreter os turistas, a ideia do projeto é arrecadar fundos para as escolas públicas da cidade. Nos palcos, todos os sábados, desde o início de junho, ocorreram a Quermesse Cultural, com apresentações e barraquinhas, administrados pelos alunos e professores. “É uma forma de ajudar as escolas a terem um subsídio maior, porque eles vendem os quitutes para os turistas”, explica Fabrício. Segundo o servidor, a taxa de ocupação no inverno fica próxima de 90% nos fins de semana. A cidade termal oferece 1,6 mil leitos. Contando aqueles que não se hospedam, a prefeitura calcula algo em torno de dois mil turistas. Cerca de 70% são do Rio Grande do Sul.
Com informações do Jornal Notisul