Geral

Eutanásia é realizada e filhote de baleia passa por necropsia antes de ser enterrado

O filhote encalhou próximo da faixa de areia da área central do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, na manhã da última quarta-feira, 5

Foto: Karina Groch Instituto Australis/Sulinfoco

Os técnicos que compõem o protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), realizaram a eutanásia (ato que induz à morte devido ao sofrimento) no filhote de baleia que encalhou no Balneário Esplanada, em Jaguaruna. O procedimento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 7. Os técnicos agora fazem a necropsia do animal para tentar identificar a causa do encalhe, segundo a bióloga Karina Groch, do Instituto Australis. Os resultados ainda não têm data para ficarem prontos.

O filhote encalhou próximo da faixa de areia da área central do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, na manhã da última quarta-feira, 5. Foram feitas algumas tentativas para levar o animal de volta ao mar, mas sem sucesso.

A baleia da espécie Jubarte, tinha aproximadamente 12 metros. Após os exames ela será enterrada próximo do local do encalhe.

O protocolo de encalhe de baleia é formado pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e a Policia Militar Ambiental.

Por Redação Sulinfoco

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

 

Notícias Relacionadas

Filhote de baleia é encontrado morto em praia de Laguna

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, é o primeiro encalhe desta espécie na região neste ano.

Monitoramento aéreo registra 36 baleias-francas no litoral de SC

Banhistas salvam filhote de baleia encalhada em Araranguá; VEJA VÍDEO

Inicialmente, os banhistas pensaram que o animal estava morto, mas descobriram que continuava com vida e iniciaram a força-tarefa.

Filhote de jacaré é encontrado no bairro São Simão, em Criciúma

Animal já foi recolhido pela Famcri. Órgão está avaliando o caso e repassa orientações para população