Nascido no dia 15 de janeiro de 1929, na cidade de Atlanta, estado americano da Geórgia, Martin Luther King Jr. era filho do casal Martin Luther King e Alberta King. Seu pai era pastor da igreja batista, por isso desde cedo foi instruído por seu pai a seguir o caminho da fé, lendo partes da Bíblia Sagrada diariamente.
King, em sua infância, já sentiu a discriminação racial que acontecia no contexto do país a partir do momento em que conheceu um menino branco de seu bairro. Ele começou a brincar e a ir junto com ele à escola, porém foram separados quando King foi obrigado a ir para uma escola de crianças negras e seu amigo para uma de crianças brancas. Se já não bastasse isso, os pais do garoto branco o proibiram de brincar com King justamente pela sua cor. King, ao chegar em casa, contou isso a seus pais, que lhe falaram tudo a respeito da escravidão e do racismo enfrentado pelos negros nos Estados Unidos, o que o fez por um momento ter ódio das pessoas brancas, porém era instruído a sempre amar a todos conforme os ensinamentos bíblicos.
Além disso, King ainda presenciou outras situações de discriminação racial, como em um dia em que ele e seu pai foram até uma loja de sapatos na sua cidade para comprar algum calçado. O funcionário da loja chegou até eles e informou que deveriam sentar-se ao fundo. Eles não acataram o pedido e o pai de King ainda falou que eles comprariam os sapatos no lugar que quisessem ou, se não, não comprariam nada, e se retirou da loja juntamente com King.
Aos quinze anos, em 1946, King passou em alguns exames e conseguiu entrar para a Morehouse College, uma faculdade negra de grande prestígio em seu país. Em 1947, ele ingressou no seminário batista Crozer Theologic Seminary, na cidade de Rochester, fazendo doutorado em teologia sistemática no ano de 1955 pela Universidade de Boston. Foi pastor da igreja batista Avenida Dexter, na cidade de Montgomery, no Alabama, entre os anos de 1954 e 1959, e posteriormente pastor assistente da igreja batista Ebenezer, juntamente com seu pai.
Martin Luther King começou a ganhar popularidade e a ser visto como um defensor dos direitos humanos a partir dos anos de 1950, quando, juntamente com outras pessoas, realizou um boicote a um ônibus de passageiros no ano de 1955 em decorrência da prisão de uma mulher negra devido à negação de dar o seu lugar a uma mulher de pele branca. Nessa época, King foi preso por um pequeno tempo e o fato contribuiu para o encerramento da segregação racial nos ônibus de Montgomery.
A partir desse boicote, King começou a liderar protestos e campanhas pacíficas, inspirado nas ideias de Mahatma Gandhi sobre a não violência e pelas crenças cristãs. O talvez mais famoso movimento que ele liderou foi a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963, que reuniu impressionantes 250 mil pessoas na luta pela liberdade dos direitos civis. Nesse evento, ele proferiu um dos discursos mais importantes do século e que serviu como inspiração para gerações futuras: “Eu tenho um sonho”. Em 1964, King foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz por sua luta e dedicação.
Devido ao seu discurso baseado na não-violência, Martin Luther King Jr. ficou na ira de alguns grupos racistas dos Estados Unidos que utilizavam do método da violência para combater seus opositores. Em 4 de abril de 1968, foi assassinado pelo estadunidense James Early Ray, em Memphis, Tennessee, enquanto estava na varanda do Lorraine Motel, lugar em que estava hospedado há alguns dias para se preparar para uma marcha civil.
Sua morte foi um golpe devastador para o movimento dos direitos civis, mas seu legado continua a inspirar pessoas ao redor do mundo. Em homenagem a sua vida e contribuições, o Dia de Martin Luther King Jr. é celebrado anualmente nos Estados Unidos na terceira segunda-feira de janeiro. Além disso, monumentos, escolas e ruas foram nomeados em sua honra, perpetuando a memória de um homem que dedicou sua vida à luta pela igualdade e justiça.
Fontes consultadas:
BEZERRA, Juliana. Martin Luther King. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/martin-luther-king/. Acesso em: 15 jan. 2025
WIKIPÉDIA. Martin Luther King Jr. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.#Assasinato_e_consequências Acesso em 15 jan. 2025.