Autoconfiança ao volante é essencial, conclui pesquisa.
Existe aquele velho preconceito de que mulher dirige mal. Verdade ou não, a novidade é que a culpa pode ser… dos homens!
O ditado "mulher ao volante, perigo constante" faz parte de um arsenal de piadas machistas que é repassado década após década. Pois psicólogos da Universidade de Warwick e da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, se dedicaram a estudar o "fenômeno".
Na pesquisa, eles encontraram evidências de que a crença de que as mulheres dirigirem mal e os homens bem ajuda ou atrapalha o motorista de acordo com seu sexo. No caso das mulheres, as piadas sexistas reduzem a confiança e o desempenho das mulheres atrás do volante.
O experimento foi realizado com 500 estudantes universitários, que se submeteram a uma série de testes na direção. Eles foram divididos em vários grupos de acordo com o gênero. A confiança dos participantes foi manipulada com comentários positivos ou negativos em seu desempenho ao volante. Eis o que aconteceu:
— Quando as mulheres foram esculachadas, elas dirigiram pior do que o grupo dos homens.
— Quando ninguém elogiou ou xingou a performance delas ao volante, elas realizaram as manobras solicitadas tão bem quanto eles.
— Quando as mulheres foram elogiadas por dirigir bem, novamente elas se saíram tão bem quanto seus colegas do sexo masculino.
Ou seja, a autoconfiança de uma mulher é fundamental na hora de dirigir. Que tal, homens, dar um tempinho das cobrançs? As informações são do Telegraph.
Zero Hora