Evento de premiação, encerrou as atividades do projeto de conscientização sobre o uso da energia da Coopercocal, que visitou 19 escolas de Cocal do Sul, Urussanga e Criciúma.
Após três meses de visitas em escolas de Criciúma, Cocal do Sul e Urussanga, o projeto “Coopercocal nas Escolas” encerrou suas atividades na tarde desta quinta-feira (08) com entrega da premiação aos estudantes vencedores do concurso sobre economia de energia, promovido pela Coopercocal. Foram escolhidos os melhores trabalhos nas categorias “Técnica de Redação” e "Técnica de Desenho”.
Dentre os alunos das 19 escolas participantes, os trabalhos escolhidos são de Urussanga. A redação que mais se destacou foi da estudante Juliana Ronsoni de 11 anos. Ela estuda no 5º ano da Escola Municipal Núcleo Rio Caeté. Já no desenho, Joana Bittencourt de 8 anos foi a contemplada. Ela estuda na Escola de Ensino Fundamental Lucas Bez Batti na comunidade de Santana. Ambas um tablet de cada.
As escolas também receberam o prêmio de incentivo ao projeto. Cada uma delas recebeu a quantia de R$ 1 mil. “Já estávamos trabalhando o tema sobre a conscientização no uso da energia elétrica. Adaptamos o projeto da Coopercocal com os alunos e fortalecemos ainda mais o tema. Foi muito gratificante e parabenizo a cooperativa pela iniciativa”, ressalta a professora Elizangela Leandro, da Escola Municipal Núcleo Rio Caeté.
“O mascote incentivou bastante as crianças. Foi muito interessante. Eles levaram todo o aprendizado consigo e aplicaram em suas casas”, destaca a diretora Nalu Pereira Donato Velho, da Escola da Ensino Fundamental Lucas Bez Batti.
A iniciativa visa conscientizar os estudantes sobre o uso consciente da energia elétrica em casa. Para isso, colaboradores da Coopercocal integraram-se na realização do projeto com a criação de um teatro educativo e do Benjamin, mascote que deixou o momento mais lúdico.
Durante a realização do projeto, houve a solicitação por professores e diretores de outras escolas para que fossem inclusos no roteiro de apresentações. “O projeto foi excelente e a repercussão muito boa. Os pais ligavam parabenizando pela iniciativa e relatando que seus filhos estavam preocupados com o uso da energia elétrica em casa. O poder legislativo de Urussanga também nos convidou para fazer a explanação do projeto e foi muito bom. A intenção é manter o projeto e realiza-lo novamente no próximo ano. Vamos querer discutir formas de aprimorar esta iniciativa”, enfatiza o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Melo, o Belha.
O projeto faz parte do PEE (Programa de Eficiência Energética), lançado oficialmente em agosto. Ao todo, 19 escolas serão visitadas atingindo até 2,3 mil alunos.
[soliloquy id=”200686″]