Programa do Corpo de Bombeiros capacita crianças a agirem de forma segura em ambientes aquáticos
Morro da Fumaça tem novos propagadores da segurança aquática. Através do Programa Educacional Golfinho, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, alunos do 4º ano da Rede Municipal de Ensino receberam a certificação de participação do projeto, que tem por objetivo capacitar as crianças sobre a utilização segura nos ambientes aquáticos e agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes. Os estudantes devem agora levar as orientações adiante.
Segundo o subtenente Renato Bonelli Bitencourt, coordenador do Projeto Golfinho da 2ª Companhia de Bombeiro Militar de Içara, 30% das vítimas de acidentes aquáticos são crianças de até 14 anos. “Preferimos prevenir o afogamento, que ter que agir a ele, então estamos levando conhecimento às pessoas para evitar o acidente lá na frente. Inicialmente o programa era realizado nas orlas marítimas, mas hoje estamos trazendo para dentro dos colégios, em parceria com as secretarias de educação”, explica.
De acordo com a secretária do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, Greicy Zaccaron, o programa teve duração de dois dias, abrangendo aproximadamente 100 crianças. “É um projeto de grande importância, principalmente por nosso município estar situado próximo a balneários. Além de aprenderem a se proteger, os alunos estarão levando as informações para mais pessoas”, comenta.
Durante as instruções, as crianças ainda receberam uma camiseta do Projeto Golfinho. “Eu gostei muito da ideia, achei legal ensinarem as crianças a se protegerem do mar, lagoa e piscinas. A gente aprendeu algumas regras de como se comportar na praia, sobre as cores das bandeiras e sobre o meio ambiente. Agora vou ensinar minha família a tomar cuidado”, conta Emanuelli Ventura, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Zuleima Burigo Guglielmi.
O prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, e o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, estiveram presentes no Centro de Múltiplo Uso Liberato Francisco Napoleão, no Bairro Esperança, para acompanharem o programa de perto e entregarem os certificados aos estudantes.