Educação

Estudantes criam aplicativo para facilitar o destino correto de resíduos

Foto: Mayra Lima

Foto: Mayra Lima

Da inconformação de três alunos da Unesc sobre a atual realidade da cadeia de resíduos no Brasil nasceu a Reverse, uma plataforma online/aplicativo, que auxilia pessoas, empresas e Instituições a destinarem corretamente seus resíduos de forma fácil e intuitiva. Por meio desse projeto inovador, Christian Engelmann (Ciências da Computação), Túlio Magnus e Jeison Cechella (Engenharia Ambiental) buscam contribuir para a melhora da qualidade de vida do país.

Ao acessar a plataforma é disponibilizado um mapa da região em que a pessoa que quer destinar o resíduo está situada. “Por meio da Reverse, a pessoa encontra os pontos de descarte mais próximos, facilitando o descarte e consequentemente beneficiando todos os envolvidos no processo”, ressalta Magnus.

Eles explicam que a situação atual aponta os resíduos apenas como lixo, dispostos apenas para aterro. “Nós queremos, com a ajuda de toda a população que quer um país com condições melhores, reinserir estes resíduos na cadeia produtiva, a fim de melhorar a qualidade de vida do nosso Brasil”, confirmou Engelmann.

Experiência x Universidade

“A Unesc é um ambiente rico em recursos primordiais para a formação de um empreendedor. Sem estar inserido neste meio inspirador e inovador, acredito que a minha experiência empreendedora seria bem curta”, ressaltou Magnus.

Cechella afirma ainda que a busca pelo espaço no mercado precisa partir do estudante. “É importante ressaltar que mesmo estando inserido neste ambiente, nós estudantes devemos criar nossas oportunidades, proatividade é a chave da exploração do melhor que a Universidade tem a oferecer”, comentou.

Competições

Os estudantes estão participando de várias competições com a Reverse. A última foi “Sua Ideia na Prática”, um desafio promovido pela Ideation Brasil de empreendedorismo, voltado a universitários catarinenses.  Os estudantes conquistaram o segundo lugar da competição e eles não param por aí, nessa quinta-feira (11) eles partiram para Florianópolis, para participar da Social Good Brasil Lab.

O programa auxilia empreendedores a colocarem seus projetos inovadores em prática e oferece encontros presenciais, orientação de especialistas e treinamento com metodologias inovadoras. Os primeiros colocados recebem uma premiação para alavancar os projetos vencedores.  Dentre as 400 ideias inscritas eles estão entre os 50 finalistas. 
 
Saiba mais

Faltam alguns detalhes para disponibilizar o aplicativo online, os estudantes afirmam que já possuem parceiros e que a Reverse estará em funcionamento completo até o final de 2015. Também fazem parte do projeto o egresso de Ciência da Computação, Jonas Souza, o estudante da UFSC, Henrique Limas e os professores da Unesc Mário Ricardo Guadagnin e Nadja Zim.

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc