A decisão se deu por meio do Projeto de Lei Ordinária nº 47/2024, de autoria do vereador Alexsandro Marchioli.

Foto: Câmara de Vereadores de Lauro Müller
Os vereadores de Lauro Müller aprovaram, em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, dia 9, a denominação da Estrada da Rocinha de Baixo, que será intitulada de Maria Stopassoli Gonçalves. A decisão se deu por meio do Projeto de Lei Ordinária nº 47/2024, de autoria do vereador Alexsandro Marchioli.
Sobre a homenageada:
Maria Stopassoli Gonçalves nasceu em 4 de abril de 1905, no município de Orleans. Casou-se com Virgílio Gonçalves, com quem desempenhou papel fundamental na colonização do município de Lauro Müller. O casal teve seis filhos: Zilda Gonçalves, Paulo Gonçalves (in memoriam), Zélia Gonçalves, Nereu Gonçalves, Maria de Lourdes Gonçalves (in memoriam) e Maria da Glória Gonçalves (in memoriam).
Maria e Virgílio se dedicaram à agricultura, contribuindo para o desenvolvimento local. Além disso, foram proprietários de uma atafona que beneficiava produtos agrícolas e de uma ferraria que produzia ferramentas utilizadas na extração de carvão pela companhia Barro Branco. Dona Maria também se destacou por seu comprometimento com a educação e o bem-estar da comunidade. Autodidata, ela se alfabetizou com o intuito de ensinar seus filhos a ler e escrever, demonstrando seu profundo compromisso com a formação educacional de sua família e das crianças da comunidade.
Juntamente com seu marido, doou parte de suas terras para a construção de uma escola, iniciativa que beneficiou diretamente a comunidade de Rocinha. Outro aspecto marcante de sua vida foi sua contribuição para a formação religiosa da região. Dona Maria esteve ativamente envolvida nas festividades religiosas e na preservação da Gruta da Rocinha, um dos marcos históricos e turísticos de Lauro Müller, que permanece preservado até os dias atuais.
“Nomear a principal rodovia do Bairro Rocinha em sua homenagem é reconhecer o papel significativo de Maria Stopassoli Gonçalves na construção e no desenvolvimento da comunidade. Sua vida reflete o espírito dos pioneiros que, com trabalho e dedicação, ajudaram a moldar nosso município. Ante o exposto, solicito aos nobres vereadores a aprovação do presente projeto de lei, como uma forma de perpetuar a memória e o legado de Maria Stopassoli Gonçalves, uma mulher que sempre demonstrou amor e dedicação à sua comunidade”, defende o vereador Alexsandro.
Além disso, na ocasião, também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 46/2024, de autoria do Poder Executivo, que ratifica as alterações realizadas no Protocolo de Intenções, consubstanciado no contrato de consórcio público do Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC-CISAMREC. No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os vereadores Ema Hofmann Benedet (MDB), Valdecir Miotello (União Brasil) e Lindomar Cataneo (PSD). Assista à sessão ordinária na íntegra por meio deste link.