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‘Estamos seguros que vamos ter sucesso’, diz Colombo sobre transferência de 80% da carga da Ponte Hercílio Luz

'Estamos seguros que vamos ter sucesso', diz Colombo sobre transferência de 80% da carga da Ponte Hercílio Luz

Barras de olhal para ponte Hercílio Luz pesam toneladas (Foto: Julio Cavalheiro / Secom)

O Governo de Santa Catarina apresentou nesta segunda-feira (21) os detalhes sobre o trabalho para transferência de 80% da carga a ponte Hercílio Luz em Florianópolis, que deve ser feito durante 10 dias em outubro. Os outros 20% foram transferidos em fevereiro.

“Nós estamos seguros que vamos ter sucesso, mas há uma ansiedade, para superação desse desafio de engenharia. Acho que é a obra mais complexa do mundo neste momento”, afirma o governador Raimundo Colombo.

Os engenheiros apresentaram como vai ser cada etapa desta nova operação. Durante o processo de transferência da carga, a ponte vai deixar de ser sustentada pelos cabos e pelas barras de olhal. Todo o peso deve ficar sobre uma estrutura provisória, construída embaixo da ponte.

“Os trabalhos de transferência serão realizados sempre à noite, para evitar influências térmicas. A programação é de que sejam necessárias quatro noites, não necessariamente consecutivas. Em cada uma, serão transferidos cerca de 20% de carga, até totalizar 100%”, afirma o governo.

Os macacos hidráulicos vão erguer os 80% da carga da ponte em cinquenta centímetros, que serão sustentados pelos novos calços.

“A gente está tomando todos os cuidados, a melhor engenharia do mundo está aqui, empresas dos Estados Unidos, da Alemanha, da Itália que estão aqui para complementar o trabalho da empresa portuguesa”, diz Colombo.

Duzentos sensores devem ser instalados na ponte para monitorar cada movimento na estrutura nesta semana. “Os sensores vão nos permitir dar a informação de cada um desses pontos e avançar em segurança para etapa seguinte”, explica o engenheiro Pedro Faro, da empresa portuguesa Teixeira Duarte.

Após essa transferência de carga, todas barras de olhal, que chegaram em junho a Florianópolis, poderão ser substituídas. O restante da obra deve levar oito meses: quatro para suspender a carga da ponte e retirar os velhos cabos de olhal e outros quatro meses para colocar as peças novas.

A expectativa é concluir o trabalho no segundo semestre de 2018. “A complexidade é tal que não tem como você trabalhar com prazo. Vamos torcer para seja o quanto antes, vai ser em 2018”, diz Colombo.

Com informações do site G1 SC

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