Geral

Estado inicia estudo para transporte de carga no aeroporto de Jaguaruna

Foto: Daniel Búrigo / Arquivo / Clicatribuna

Foto: Daniel Búrigo / Arquivo / Clicatribuna

A região pode ganhar mais um modal de transporte que ajudará no desenvolvimento. O Governo do Estado iniciou um estudo para avaliar a possibilidade de transporte de carga através do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. O anuncio foi feito pelo governador Raimundo Colombo (PSD) em visita ao Sul do Estado.

Caso a conclusão seja favorável à implantação, o aeroporto voltará à sua primeira função, quando foi projetado, no final da década de 90. O foco para o transporte de passageiros mudou à medida que o projeto foi avançando para diminuir o valor.

Porém, o diretor de Transportes da Secretaria de Estado de Infraestrutura, José Carlos Müller, é bastante cauteloso ao comentar o assunto. “O estudo está sendo realizado em conjunto pelas secretarias de Infraestrutura e da Fazenda, que por sua vez fica com a parte da viabilidade econômica”, explica o diretor.

Müller pondera que os levantamentos estão apenas no início e que o transporte de carga depende de uma série de legalizações, o que torna o processo mais delicado. “Há muita coisa a ser analisada. Por exemplo, se ficar decidido que será feito o transporte de alimentos, há necessidade de liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, exemplifica, citando ainda o envolvimento necessário de outros órgãos como a Receita Federal e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Outro fator determinante para que o aeroporto possa receber aviões de maior porte é o alargamento da pista para 45 metros, hoje com 30 metros, além da construção de um terminal de cargas. As duas obras foram aprovadas no Plano Plurianual – PPA da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, no ano passado.

O aeroporto de Jaguaruna se tornaria uma opção para o transporte de cargas entre Florianópolis e Porto Alegre, suprindo uma necessidade básica de toda região. Outra vantagem, apesar de não ser citada pelos órgãos do Estado, é a proximidade com a via férrea. Somando-se com a construção de Terminal Intermodal, em Içara, facilitaria a escoação da produção do Sul do Estado.

Mais de 30 mil passageiros no primeiro ano

Inaugurado em 27 de abril do ano passado, o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi vem se consolidando como importante ligação entre o Sul do Estado e o Centro de São Paulo. Em nove meses de operação, somou aproximadamente 31.730 passageiros. Entre maio e dezembro foram 298 pousos e decolagens, com 30.886 passagens. Contabilizando os voos de 27, 28 e 29 de abril o número aumenta em 864, considerando que a aeronave, um Airbus 390, tem capacidade para 144 passageiros, e esteve lotada nos dias que sucederam o início da operação. A média mensal de passagens é de 4.412.

De acordo com o gerente de navegação da RDL (responsável pela administração do aeroporto de Jaguaruna), Pedro Luis Machado, a aeronave que opera no momento tem capacidade para 144 pessoas e a média de ocupação é de 100 passageiros, um índice considerável bom.

O aeródromo de Jaguaruna conta com um voo diário da TAM para o aeroporto de Congonhas. Recentemente foi confirmada a permanência do voo aos domingos, que entrou em teste durante as festas de fim de ano.

Em dezembro, o aeroporto passou a contar com operação por aparelhos, o que facilita os pousos e decolagens e evita cancelamentos de voos. A busca, agora, é por novas linhas.

Com informações do site Clicatribuna