Inaugurada oficialmente nessa terça-feira (4), a nova estação meteorológica da Satc é um espaço de formação de estudantes e profissionais, mas também um instrumento de pesquisa da sociedade. Os dados podem ser acessados em tempo real na capa do Portal Satc (www.portalsatc.com). “A Satc, enquanto produtora de conhecimento, está estimulando o processo educativo, pensando projetos diferentes e criativos”, ressaltou o diretor da Faculdade Satc, Carlos Antônio Ferreira.
O projeto da estação meteorológica foi desenvolvido pela equipe do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc, após aprovação no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No total, foram investidos cerca de R$ 30 mil em equipamentos digitais e analógicos. “Os equipamentos permitem que se tenha informações precisas”, explicou o professor André Bernardo.
Podem ser feitos alertas com até 12 horas de antecedência sempre que for detectado algo fora do normal. “A preocupação com as questões climáticas é muito importante e dados mais completos contribuem para isso”, afirmou o prefeito Márcio Búrigo. A estação mede temperatura, umidade, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica e radiação Ultravioleta.
Antes de instalar a estação, os profissionais da Satc tiveram a consultoria do doutor em Climatologia da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego. Os equipamentos estão instalados no espaço do Parque Tecnológico, ao lado do prédio do Centro Tecnológico do Carvão Limpo (CTCL), próximo à entrada da rodovia Antônio Just.
Com informações do Portal Satc