Durante o mês de junho, Vila Rica e bairro Bortolatto irão receber o projeto
O distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, ganhou neste sábado a primeira horta comunitária do município. A iniciativa é da Fundação do Meio Ambiente (Fumaf) em parceria com as secretarias de Agricultura, Saúde, Educação e Infraestrutura, além da comunidade, empresas e instituições.
Ao longo do mês de junho, dedicado ao Meio Ambiente, outras duas hortas serão implantadas. Na próxima semana, o trabalho será realizado na localidade de Vila Rica e na sequência no bairro Bortolatto.
O presidente da Fumaf, Natan Souza salienta que o projeto visa estimular a prática da agricultura de subsistência sustentável, proporcionando a alimentação saudável, através do consumo de produtos de maior qualidade. “Isto desperta a conscientização quanto ao reaproveitamento e incentiva técnicas ambientalmente sustentáveis”, fala.
A horta foi toda feita com madeiras reutilizadas que formam os canteiros suspensos.
Doação de mudas
No local, a Fundação do Meio Ambiente ainda fez a doação de mudas de árvores nativas e os agricultores familiares realizaram uma feira. “É uma grande iniciativa da Fumaf que conta com a parceria da comunidade em geral e de instituições que abraçaram a ideia, levando a conscientização e beneficiando os moradores”, fala o vice-prefeito Eduardo Guollo.
Utilização
O funcionamento, conforme o presidente da Fumaf será definido através de regras elaboradas com a própria comunidade.
Souza explica ainda que a iniciativa ocupará espaços públicos, fortalecerá a agricultura familiar e permitirá a participação popular. “Além de Estação Cocal, de Vila Rica e do bairro Bortolatto, outros bairros que tiverem interesse podem procurar a Fumaf e levar este projeto para as duas comunidades também. Estão todos de parabéns pelo projeto e pelo trabalho realizado”, diz o prefeito Noi Coral.
Farmácia Viva
A estrutura recebe também o projeto Farmácia Viva, da Epagri, que se baseia no cultivo de plantas medicinais e orientação quanto ao melhor preparo fitoterápico de cada erva. “Criaremos um material informativo para instruir sobre a espécie, preparo e consumo”, explica Souza.
Além da Fumaf, participam da iniciativa, Epagri, Banco Sicredi, empresas, Cermoful, agricultores e diversas instituições.
Colaboração: Marciano Bortolin