Educação

Escritora criciumense lança livro de poesias para crianças

O livro “Mais Poesinhas” será lançado neste sábado (09), na Livraria Fátima, às 10 horas.

Foto: Ioton Neto/Divulgação

Foto: Ioton Neto/Divulgação

“Mais Poesinhas” é o nome do livro que será lançado pela professora, escritora e poetisa criciumense, Maria Mogorim.

Um livro que tem como o público alvo crianças que estão em idade de alfabetização. “É comum nas escolas os educadores trabalharem com as crianças livros narrativos, mas é difícil achar poesias para quem está iniciando a vida escolar. Eu percebia isso quando estava em sala de aula e resolvi criar um livro que suprisse essa falta”, conta a poetisa, Maria Mogorim. 

O lançamento da publicação é nesse sábado (09), às 10h da manhã, na Livraria Fátima, na Praça Nereu Ramos.

Segundo a escritora, trabalhar poesias com crianças é importante, contribuí para o crescimento e desenvolvimento de quem está aprendendo a ler e a escrever.

O livro foi pensando – exclusivamente – para as crianças. “Minuciosamente planejamos cada detalhe. Cada página tem um pedacinho de atenção, todas as poesias são ilustradas e além disso, o livro é escrito em caixa alta, isso facilita no entendimento da criança”, explica Maria.

Esse é o segundo livro da carreira da autora, o projeto pretende lançar quatro publicações, todas de poesias para crianças.  

Cada poesia conta uma história diferente do cotidiano das crianças. “Busco trabalhar de forma descontraída temas que são importantes para o desenvolvimento delas. Através de histórias, fica mais fácil. São, ao todo ,15 poesias, uma é lírica. Eu explico para os pequenos que esse é o gênero que mostra sentimentos e emoções. O contato com esse estilo textual contribui no processo de formação das crianças”, enfatiza a escritora.

Os livros de Maria Mogorim são ferramentas do ensino da literatura que querem, mais que tudo, trabalhar com cada crianças a sensibilidade e a percepção do mundo.

“Em tempos de tanta intolerância na nossa sociedade, temos que buscar meios de tornar o dia a dia mais agradável e leve, meus textos trabalham o lado bom da vida, o que é preciso para ser feliz”, encerra a escritora.

Colaboração: Ioton Neto