Na cidade que leva o nome de Cidade da Cultura, nada mais justo que abrir a semana cultural de aniversário do município, se não com o lançamento de um livro de um escritor filho da terra. Na noite dessa sexta-feira (29) no Centro Administrativo de Orleans, o professor aposentado, cronista, contista, poeta, pesquisador e romancista, Valdemar Muraro Mazzurana, lançou seu oitavo livro na carreira com o título “As Andorinhas da Torre”.
O prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes, os secretários de Administração Eduardo Bertoncini e de Turismo e Cultura, Leomar Brugnara, outras autoridades e demais convidados conferiram de perto a noite especial ao lado do escritor.
Durante a cerimônia de lançamento organizada pela esposa, Sueli Tereza Mazzuco Mazzurana, também professora e escritora, muitas surpresas foram preparadas em homenagem ao escritor. Muito respeitado e querido por todos, os corais São José, Stelle Alpine e Seresteiros da Colina, cantaram músicas relacionadas ao título do livro. Em seguida, poemas foram declamados. “Gostaria de agradecer todos os presentes e as homenagens ao professor Valdemar. Sei o quanto ele trabalhou para o lançamento deste livro, desde os seus primeiros rascunhos. Estas tais andorinhas já apareceram em outros momentos, em livros escritos por ele na Academia Orleanense de Letras – ACOL, mas hoje, as andorinhas ganharam o seu próprio livro”, destacou Sueli.
Em suas palavras, o prefeito Marco, declarou abertas as comemorações em homenagem aos 101 anos de emancipação político-administrativa de Orleans. “Com o lançamento do livro do nosso querido professor Valdemar, me sinto lisonjeado em estar presente e representar nossa cidade em mais um momento especial. Vejo aqui muitas pessoas que fazem parte do nosso cenário cultural e deixo aqui os meus agradecimentos. Sabemos que existe uma burocracia muito grande até para angariar recursos para o lançamento de um livro. Mas quero que sempre vocês possam contar com a nossa ajuda. Não vamos medir esforços para que Orleans continue levando o nome de Cidade da Cultura”, afirmou Cascaes.
Feliz pelo seu oitavo trabalho, professor Valdemar foi breve e agradeceu a presença de todos os amigos e familiares. “Cada livro tem a sua importância e individualidade. Este eu conto um pouco da história de muitas famílias de Orleans. Foi tudo muito pensado nos mínimos detalhes. Espero que apreciem com muito carinho mais esta obra”, pontuou Mazzurana. Ao final da cerimônia, o escritor autografou a obra aos presentes.
O livro
As Andorinhas da Torre é um longo poema épico do historiador, Vademar Muraro Mazzurana, onde focaliza o município de Orleans, que celebra 130 anos de colonização e 101 anos de emancipação político-administrativa. O professor escreve aos habitantes da cidade, principalmente aos do interior. Em trechos do livro, é possível observar a admiração aos animais domésticos e os de vida rural. São registros de rituais rurais, dos cheiros, dos gostos, da religiosidade, da natureza, da amizade e das relações humanas. Enfim, mais uma grande obra do artista.
[soliloquy id=”83683″]