Geral

Escoteiros de Siderópolis realizam ações em prol do Meio Ambiente

Fotos: Jatene Macedo

A sexta lei escoteira diz que o escoteiro é amigo dos animais e das plantas, é dever do escoteiro cuidar, preservar e respeitar a natureza e o meio ambiente. É isso que o Grupo Escoteiro Aguaí de Siderópolis faz durante todo o ano e fez no último sábado (9), dia do 27º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – MutECO.

Grupos de escoteiros de todo o mundo realizam essas atividades para conquistar distintivos e enaltecer seu compromisso com o meio ambiente local, além da conquista de méritos nacionais e internacionais.

Todos os ramos de lobinhos a pioneiros de Siderópolis trabalharam firme em prol ao Meio Ambiente, realizando atividades de ação ecológica. O ramo lobinho fez a recuperação de matas ciliares e áreas degradadas com o plantio de mais de 100 árvores nativas às margens do alto rio Fiorita.

Esta ação foi patrocinada pela Carbonífera Metropolitana e abraçada pelos proprietários dos terrenos, Mazinho Santos e Luis Leandro Rossa que disponibilizaram seus espaços para que o plantio pudesse acontecer.

“O rio Fiorita é expressivamente degradado por um histórico de mineração de carvão em décadas anteriores e, participar da conservação de seus trechos de cabeceiras foi um prazer pra nós”, contou a chefe do ramo lobo, Vania Diogo Patrício.

[soliloquy id="285872"]

Escoteiros

O ramo escoteiro realizou uma atividade de grande repercussão no MutECO do ano passado e também mostrou ser sucesso este ano. Os escoteiros fizeram a troca de mudas de árvores frutíferas nativas por alimentos não perecíveis na cidade.

Aproximadamente 200 mudas foram espalhadas pela área urbana de Siderópolis e muitos quilos de alimento serão doados às famílias carentes da cidade.

Esta ação foi patrocinada pela SATC Educação e Tecnologia, empresas Engie de Capivari de Baixo e a Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC que fizeram a doação das mudas.

Senior

Já o ramo sênior realizou o plantio de árvores frutíferas nativas e a limpeza de pontos turísticos naturais de Siderópolis como, cachoeira do Bianchini, cachoeira do rio Manin, Balneário Mario Portão e Gruta Nossa Senhora Rainha do Universo.

“Agradecimentos especiais às Empresas Rio Deserto, Sempre Alerta a ajudar em projetos ambientais, patrocinadora desta ação. Nosso muito obrigado também à Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis – Famsid por todo o suporte ao longo do planejamento e execução do MutECO2018”, agradeceu o chefe do ramo sênior, Caio Feltrin.

O que é MutECO?

O MutECO é executado no mês de junho, concomitante à semana do Meio Ambiente, com o objetivo de grandes ações ecológicas à execução dos escoteiros, que têm a natureza como prioridade.

Colaboração: Jatene Macedo

Notícias Relacionadas

Mulheres convivem há anos com dores após cirurgias malsucedidas feitas em mutirão em Criciúma

Ministério Público fez TAC com prefeitura e hospital para garantir operações reparadoras. Município diz que todas as pacientes serão avaliadas.

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Caça ilegal no interior de Orleans será debatida em live pelo Instagram nesta sexta-feira

A transmissão ocorrerá pelo perfil @orleansviva, a partir das 19 horas.