Geral

Escoteiros de Lauro Müller fazem promessa

Aproximadamente 50 crianças, divididas entre lobinhos e escoteiros, do Grupo de Escoteiros Serra do Rio do Rastro de Lauro Müller fizeram a promessa escoteira, uma espécie de batismo de aceitação do ingressante no grupo de escoteiros.

A solenidade aconteceu na tarde deste sábado (13), na quadra do ginásio de esportes da escola Walter Holthausen e contou com a presença do presidente da União dos Escoteiros do Brasil – região de Santa Catarina – Nadir Antonio Mussio, presidente do grupo de Escoteiros Serra do Rio do Rastro, Eliandro Bett Giongo, prefeito Fabrício Kusmin Alves, presidente da Câmara Municipal, José Antonio de Bettio, presidente do Lions Clube, Ana Maria Dalsasso, além de dezenas de pais dos escoteiros e do grupo de escoteiros Encosta da Serra de Orleans.

A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do movimento escoteiro. No momento da promessa, os membros do movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da promessa escoteira estão contidos nos princípios de dever para com Deus, dever para com os outros e dever para consigo próprio.

Assim como todos os lobinhos e escoteiros, os dirigentes também fizeram a promessa e todos receberam lapelas com a Flor de Lis, símbolo dos escoteiros e os lenços que caracterizam a marca de cada grupo.

Ao apresentar o grupo de pais dirigentes do escotismo no município, o presidente Eliandro Bett Giongo, destacou a garra com que cada um trabalha para que o movimento se solidifique cada vez mais. “O agricultor quando lança a semente na terra espera que venha uma boa chuva para que ela germine. Hoje, acabamos de semear quase cinquenta sementes aqui no município e com certeza o Grupo de Escoteiros Serra do Rio do Rastro vai gerar bons frutos, boas plantas de ensinamento e sabedoria e princípios éticos e morais que vão contribuir significativamente para a formação e desenvolvimento da nossa cidade”, registrou.

Lembrando os ensinamentos deixados pelo pai dos escoteiros Baden Powell, o prefeito Fabrício Kusmin Alves falou de sua alegria em ver reativado no município o movimento do escotismo. “Vocês que fazem a promessa hoje, tem o apoio de suas famílias e também do Executivo. Precisam estar sempre alertas para o que a sociedade necessitar, valorizando cada vez mais a integração e a amizade que formarão com o passar do tempo dentro do grupo”, destacou.

O presidente da União dos Escoteiros do Brasil – região de Santa Catarina, Nadir Antonio Mussio, destacou com os mais de 7.500 escoteiros do estado estão felizes por verem nascer mais um grupo em Lauro Müller. “Não há movimento de escoteiro se a família não se engajar também, apoiando e ajudando dentro daquilo que for possível. Tanto que nós temos alguns pais que são os chamados dirigentes que tem o papel de orientar e cuidar das crianças enquanto estiveram na prática de atividades do movimento. Quero parabenizar a cada pai e a cada mãe aqui presentes por este momento tão importante na vida de seus filhos”, comentou, convidando a todos para o congresso e assembleia estadual dos escoteiros que vai acontecer em março do próximo ano, no município de Orleans.

Primeiro acampamento

No final da tarde o grupo de escoteiros Serra do Rio Rastro se dirigiu para sua sede, anexa ao Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), em Rio Amaral Rádio, onde acontece até amanhã (14), o primeiro acampamento dos escoteiros de Lauro Müller.

[soliloquy id=”101354″]