A comunidade irá votar naquele que, na sua avaliação, pode melhor contribuir para a qualidade do ensino.
As escolas públicas municipais de Nova Veneza terão seus diretores escolhidos por votação direta, com participação de alunos, pais e professores. A medida é uma das principais reivindicações de professores e comunidade escolar. O Projeto De Lei N°29/2016 já foi enviado para a Câmara de Vereadores. Os professores estão participando das sessões e aguardam a aprovação.
A mãe de aluno e membro da APP de uma das escolas da rede municipal, Cleiva Beatriz, acha importante essa mudança. “O processo de escolha do gestor escolar traz uma gestão mais justa, transparente e envolve a comunidade no processo, aproximando ainda mais a escola da família”, comentou. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), essa é a modalidade mais democrática para se escolher a gestão do dirigente da escola que só poderá ser escolhido depois da elaboração de sua proposta de trabalho.
O prefeito Evandro Gava julga a mudança um grande avanço para a continuidade da qualidade do ensino no município. “A comunidade irá votar naquele que, na sua avaliação, pode melhor contribuir para a implementação do Plano Político Pedagógico. Através desse processo democrático, práticas moldadas na indicação de partidos políticos darão lugar a vontade da comunidade escolar”, afirmou.
Colaboração: Flávia Bortolotto – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Veneza
[soliloquy id=”196519″]