Educação

Escolas estaduais de Tubarão e Criciúma adiam volta às aulas para o dia 17

Muitas salas de aulas não têm ar-condicionado, por isso, a decisão do adiamento

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

A frequência de altas temperaturas registradas em todo país tem mudado alguns costumes na região sul, fator que influenciou, inclusive, na decisão de adiar as aulas da rede pública estadual de ensino no estado, da próxima quinta-feira para o próximo dia 17, nas regionais de Tubarão e Criciúma. Em Laguna as aulas serão retomadas na segunda-feira (10). Já nas regionais de Braço do Norte e Araranguá, o retorno vai acontecer na quinta-feira, dia 13 de fevereiro.
 
A recomendação, da diretoria de Vigilância Epidemiológica da secretaria de estado da saúde e do conselho da secretaria de estado da educação, levou em consideração a previsão meteorológica emitida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e pelo Centro de Informações de Recursos Ambientas e Hidrometeorológicos de Santa Catarina (Ciram).
 
Conforme reportagem do jornal Notisul, nas escolas municipais de Tubarão, o calendário das aulas continua normal. A secretaria de educação, até o momento, mantém a data da próxima quinta-feira para início do ano letivo. Segundo representantes da secretaria, o tempo não influenciou na decisão, tendo em vista que a maioria das escolas da rede é climatizada.
 
Os colégios particulares não entraram em um consenso, algumas entidades mantêm a data prevista e outras aderiram à mudança, como o Colégio Dehon.
 
“Nosso calendário não foi modificado. Vamos iniciar as atividades na próxima quarta-feira no setor infantil três, quatro e cinco. Mas as aulas iniciarão mesmo no próximo dia 17, data definida para adaptação”, informa a secretária do Colégio São José, Márcia Fernandes.
 
Previsão é de sol, tempo seco e muito calor

Nos próximos dias, o calor continua intenso. Até o início da segunda quinzena deste mês persiste o bloqueio atmosférico que desvia as frentes frias na altura do Rio Grande do Sul para o oceano. Entre a última quarta-feira até os próximos dias 16 e 17, na maior parte das tardes as temperaturas máximas estarão próximas ou acima de 36ºC, com sensação térmica de 43 a 52ºC. A chuva pode ocorrer entre a tarde e noite, de forma muito isolada, com volume pouco significativo, rápida e passageira, típica de verão.

Na segunda quinzena será um pouco maior a nebulosidade e a frequência de chuva; mesmo assim, as temperaturas continuarão altas, alternadas com períodos menos quentes. Somente em março, as temperaturas amenizam no estado.