Seguindo o objetivo de desenvolver ações que visam a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, a Fundação Municipal Ambiental de Orleans – FAMOR disponibilizou Papa-pilhas/baterias em 22 unidades educacionais do município. O foco da iniciativa é reduzir o número destes objetos com o solo e a água.
Os Papa-pilhas/baterias distribuídos nas escolas podem ser utilizados por toda a comunidade orleanense para descartar de maneira correta estes materiais que não podem ser depositadas no lixo comum em função do alto grau de poluição que possuem. Podem ser depositados todos os tipos de pilhas e baterias usadas em lanternas, rádios, controles remotos, relógios, celulares, telefones sem fio, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos portáteis.
O superintendente da FAMOR, Eduardo Bertoncini, destaca que o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da destinação adequada de pilhas e baterias, pois seus resíduos trazem riscos ao meio ambiente e à saúde pública. “As pilhas e baterias, quando depositadas em lixões e aterros sanitários, podem vazar e contaminar o lençol freático, o solo e os rios, causando danos às pessoas e à biodiversidade. Por isso, pedimos que a população deposite esses materiais nas unidades coletoras para darmos a destinação correta”, pontua Bertoncini.
Além das escolas, a FAMOR – localizada no Centro Administrativo – também possui um ponto de coleta. Os estabelecimentos que tiverem interesse em receber o Papa-pilhas/baterias podem entrar em contato por meio do telefone (48) 3466-1473 ou pelo e-mail famor.orleans@gmail.com.
Escolas que possuem Papa-pilhas/baterias:
CEI Regina Cecheto Sprícigo
CEI Genésio Mazon
CEI Flávio Bussolo
CEI Rio Belo
CEI Arcângelo Campos
CEI Débora Laurentino
EEB Costa Carneiro
EEB Toneza Cascaes
EEB Samuel Sandrini
EEB Otto Pfützenreuter
EEB Ranchinho
EEB PE. Ludgero Waterkemper
EEB Lauro P. Dos Reis
EEB Hilsa Pedone
EEB Martha C. Machado
EEB Leopoldo Hanoff
EEB Cônego Santos Sprícigo
EEB Oratório
EEF Boa Vista
EEF José Veríssimo
SATC
SESI
Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti/Assessoria de Imprensa
[soliloquy id=”48100″]