Por meio das disciplinas de ciências da natureza, os alunos aprendem a teoria e praticam os conteúdos dentro da própria escola.
A Escola de Educação Básica Walter Holthausen está localizada no Bairro Sumaré, em Lauro Müller, e realiza alguns projetos inovadores na área de sustentabilidade ambiental. Por meio das disciplinas de ciências da natureza, os alunos têm a oportunidade de levar para fora da sala de aula ideias que contribuem com o meio ambiente e o bem-estar social.
A instituição, que atende 430 alunos, trabalha com os projetos de horto escolar e paisagismo, aquaponia e captação e tratamento de água da chuva. Esses projetos são orientados pelos professores Ronaldo Heidemann, Claiton Joaquim e Anderson Michels. Eles ensinam os alunos a cuidarem de cada um dos projetos, à medida que sua consciência ambiental vai sendo criada.
No projeto do horto escolar os alunos plantam árvores no espaço escolar e também cuidam do cultivo de cada uma. O objetivo é transformar o espaço como uma área de leitura, lazer e atividades fora da sala de aula. Os alunos também fazem doações de mudas para a comunidade em algumas datas especiais, como o dia do meio ambiente e o dia da árvore.
Professores e alunos também desenvolveram uma maneira de produzir produtos orgânicos, sem nenhum tipo de agrotóxico. O projeto de Aquaponia junta a hidroponia (produção de vegetais sem solo) e a aquicultura (produção de organismos aquáticos).
Segundo os professores, esse projeto agrega valor aos produtos oriundos do campo, dando uma melhor qualidade de vida aos produtores. Também ajuda as famílias do campo à preservarem a sua história, suas tradições e cultura.
Outra preocupação da escola transformada em projeto foi a necessidade de economizar água. Por meio da captação e tratamento da água da chuva os alunos aprendem a aplicar técnicas sustentáveis dos recursos naturais, com o objetivo de preservá-los para as futuras gerações.
Assim, os professores e alunos construíram um projeto que capta a água da chuva e passa por todas as etapas de uma estação de tratamento de água, para depois ser utilizada na escola. A água é reaproveitada no laboratório de química, física e biologia, no ginásio de esportes, no tanque para diversas atividades, em torneiras que serão utilizadas para lavar as salas de aula e o pátio, na horta do colégio e também no projeto de aquaponia.
Com esses projetos a Escola Walter Holthausen concilia os conteúdos teóricos estudados em sala de aula com a prática, trabalha a conscientização ambiental dos alunos, e contribuem para a economia de água na escola. Ao participar desses projetos os alunos também desenvolvem novas habilidades sociais, ambientais e de empreendedorismo, já que são incentivados a pensar no futuro e produzir soluções sustentáveis para benefício de todos.