Geral

Escola Polo de Criciúma proporciona ambiente de inclusão para estudantes surdos

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, o local oferece aulas para ensinar e mostrar a importância da Língua Brasileira de Sinais

Foto: Divulgação

Promover um ambiente socializável e interativo entre estudantes surdos e ouvintes, é característica que representa a Escola Polo de Surdos em Criciúma, que atua desde 2018. O local que fica localizado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Maria de Lourdes Carneiro promove aulas, por meio da Secretaria Municipal de Educação para ensinar e mostrar a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é conseguir proporcionar um ambiente saudável e de maior inclusão entre todos os alunos e profissionais da Instituição de Ensino.

Atualmente, a escola conta com 26 alunos surdos matriculados e um total de, aproximadamente, 400 estudantes entre surdos e ouvintes. Segundo a coordenadora de Educação Especial, Úrsula Silveira Borges, as aulas acontecem uma vez por semana, e esse momento focado no ensinamento da Língua Brasileira de Sinais foi solicitado pelos próprios estudantes ouvintes da escola. O pedido foi feito para que eles consigam se comunicar melhor com seus colegas, por meio da língua de sinais.

Como acontecem as aulas

De acordo com a gestora da escola, Daniela Rosso Miranda Santos, as aulas foram iniciadas com a finalidade de garantir acessibilidade e comunicação básica aos familiares, profissionais da escola e com a comunidade em geral.
O curso é básico e qualificado para manter diálogo com a pessoa surda em alguns espaços socais, propiciando um atendimento mais humanizado.

Já durante o ensino regular na escola, todos os estudantes surdos são inseridos e matriculados junto com as outras crianças, sendo auxiliados por um professor bilíngue tanto nas aulas quanto nas atividades oferecidas no contraturno escolar. Os profissionais acompanham os alunos e realizam a adequação dos conteúdos, das matérias e das atividades para a Língua Brasileira de Sinais.

Notícias Relacionadas

Gaidzinski teve um final de semana agitado no Autódromo de Interlagos, na terceira etapa Sprint da Porsche Cup Brasil

Catarinense ficou em sexto lugar na categoria em que disputa, na corrida de domingo

Ciclone Gorky e seu terrível impacto em Bangladesh

Troca-troca de resolução leva MP a pedir nova eleição na Câmara de Pescaria Brava

Polêmica sobre reeleição na Câmara pode mudar eleição da Mesa Diretora

Ancelotti pode estar a caminho do Brasil para assumir a Seleção Brasileira na Copa de 2026

Cor da nova segunda camisa da Seleção Brasileira também movimenta os bastidores da preparação para o Mundial