Mais que uma estrutura física, um sonho está realizado para os moradores do bairro Nossa Senhora da Salete e de toda Criciúma. Inaugurada oficialmente na noite dessa quinta-feira (13), a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental José Cesário da Silva se torna um modelo de educação. Foi com esse sentimento que a Administração Municipal entregou a obra de quase quatro mil metros quadrados, tornando-se a maior unidade escolar municipal do Sul de Santa Catarina. O investimento na escola foi de R$ 3.903.174,38.
De acordo com o prefeito Márcio Búrigo, a José Cesário da Silva representa o tipo de obra que cada vez mais se torna o padrão Criciúma. “Inauguramos outras escolas, unidades de saúde, pavimentações. São obras que não são apenas tijolos, são móveis que não são apenas cadeiras e mesas. Mas são instrumentos da educação, da saúde, da mobilidade, desses setores tão frágeis da vida humana e que ganham qualidade quando essas obras são inauguradas. Hoje, inauguramos oficialmente a Escola José Cesário da Silva que, atualmente, muda a vida de 460 crianças, mas que muda também – e para melhor – a vida da família toda, da comunidade e que continuará fazendo a diferença por muitos e muitos anos, porque educação é o alicerce da mudança. Com educação, com o conhecimento a criança se torna um jovem e um adulto mais preparado e vencedor”, destaca o prefeito.
A nova estrutura possui capacidade para abrigar 650 alunos. As instalações da Escola Municipal José Cesário da Silva possuem 13 salas de aula, biblioteca, salas de Informática, de Artes e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), cozinha, refeitório, banheiros, dois pátios, estacionamento e salas que abrigarão: Apoio Pedagógico, Sala de Professores, Secretaria, Direção e Orientação.
Para o presidente da Associação de Pais e Professores (APP), Ronaldo Mariano, a nova estrutura traz grandes benefícios tanto para o conforto quanto para o aprendizado dos alunos. “Esse é um momento histórico, pois estamos recebendo uma obra desse porte, que irá possibilitar uma educação de qualidade. Nossos alunos são a razão de tudo isso, tanto que cada local foi projeto pensando neles. Espero que todos zelem por esta grandiosa obra, que tenho certeza que muitos outros bairros queriam ter. Agradeço a Administração Municipal por se preocupar em formar cidadãos do bem”, disse Mariano.
Símbolo de qualidade
Segundo a secretária de Educação, Rose Reynaud, todos os milhões que foram investidos na obra possibilitarão mais conforto para toda comunidade escolar, mas principalmente um local digno para que os profissionais foquem na qualificação da educação. “A José Cesário representa não mais apenas uma escola, ela representa o desejo de educação e de valorização do professor e do funcionário, é um símbolo de qualidade que vem sendo empregado nas escolas. Essa unidade tem biblioteca, sala de artes, sala de atendimento especializado, ou seja, tem todas as qualidades físicas garantidas e isso faz com que o corpo docente possa focar totalmente nas melhorias do ensino”, comenta.
Os alunos já estão tendo as aulas desde o mês de maio, enquanto as obras eram finalizadas em um setor isolado da passagem das crianças. Conforme o diretor da instituição, Leonardo Milioli Mangili, a obra significa uma comunidade escolar mais envolvida e agora atuante na missão de fazer uma educação ainda melhor. “O nosso espaço anterior era pequeno para a demanda que temos, mas hoje estamos em outra realidade. Temos as salas de aula, capacidade para atender ainda mais alunos, além de todas as salas de apoio onde os alunos fazem as atividades complementares que agregam muito ao ensino que é dado aqui”, ressalva Mangili.
Conforme o presidente da Associação de Moradores do bairro, Bruno Costa, essa é a concretização de um sonho da comunidade, que durante muito tempo esperou por este momento. “Essa é uma obra que é de toda comunidade. Temos que agradecer ao prefeito e toda a equipe que trabalhou para que está construção fosse concluída. Durante toda minha vida estudei em escola particular, mas nenhuma que tenha uma estrutura como está que chegou até nós. Essa escola nova, bonita e moderna, vai dar com certeza uma melhor educação para a caminhada desses estudantes”, relata Costa.
Colaboração: Milena dos Santos
[soliloquy id=”140737″]