Educação

Escola Eufrázio Avelino Rocha, de Maracajá, comemora 50 anos

Foto: Itaionara Recco

Foto: Itaionara Recco

O ano de 2015 é marcado pelas festividades do jubileu de ouro da Escola de Educação Básica Eufrázio Avelino Rocha, localizada na Vila Beatriz, em Maracajá. Para marcar os 50 anos da instituição, uma série de atividades foram preparadas pela direção e alunos.

Para homenagear o co-fundador da unidade escolar que dá nome à escola Eufrázio Avelino Rocha, os alunos prepararam uma peça teatral: 50 Anos de História – 50 Anos de Educação. Com elenco formado na sua maioria por descendentes da família Rocha, o espetáculo foi uma das atrações da 5ª MaracajáFest, evento realizado durante a 25ª Festa do Colono de Maracajá. "Recordar é trazer para o momento presente os fatos marcantes de uma história, por isso foi pensado em homenagear esta pessoa que foi a responsável pela escola existir", comenta a diretora da instituição Dirlene Pedroso.

Os alunos também apresentaram uma dação portuguesa, fazendo referência aos Colonizadores Portugueses que por aqui passaram. No dia 15 de agosto a apresentação organizada pelas professoras Cláudia da Silva Biava, Eliane Acordi Carradore e Kelle Potrikus da Silva Mota, poderá ser revista no evento cultural programado na escola, a partir das 14h e no desfile cívico de 7 de Setembro. Atualmente a unidade escolar possui 250 alunos do 1º a 9º ano.

Histórico

A Escola de Educação Básica Eufrázio Avelino Rocha foi fundada no dia 1º de fevereiro do ano de 1965, com o ato de inscrição Nº 2146 de 15 de fevereiro de 1965 e suas atividades pedagógicas eram realizadas em uma casa doada por Eufrázio Avelino Rocha.

No início foi chamada de Escola Isolada Vila Beatriz, nome dado pelo inspetor de educação da época, Otávio Munir Bacha e Eufrázio Avelino Rocha, em uma reunião com pais e professores.

A Associação de Pais e Professores foi criada em 06 de março de 1982 e no dia 1º de março de 1988 foi criada a primeira turma de Pré-Escolar denominada “Chapeuzinho Vermelho”.

No dia 26 de junho de 1989 tornou-se Escola Reunida Vila Beatriz com a portaria Nº 2041/89.

Em 26 de setembro de 1991 passou a ser Escola Básica com a portaria Nº 731/91 e recebeu o nome de Escola Básica Eufrázio Avelino Rocha em homenagem a este  morador mais antigo da comunidade e por ter doado parte do terreno para ampliação da mesma. Em 26 de setembro foi criado o Primeiro Grau de Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série através do ato Nº 344/91.

A partir de junho de 2000, de acordo com a nova  Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a escola passou a ser denominada: Escola de Educação Básica Eufrázio Avelino Rocha, tendo como mantenedor o Governo do Estado de Santa Catarina, administrada pela Secretaria de Estado da Educação e do Desporto.

Colaboração: Itaionara Recco