Educação

Escola Estadual Walter Holthausen terá Ensino Médio Inovador

Serão três dias por semana, em dois períodos – manhã e tarde.

Professores, alunos e demais servidores da escola estadual Walter Holthausen, de Lauro Müller, vão começar o ano letivo de 2012 com uma novidade. A escola, que retorna com o calendário letivo, no próximo dia 14 de fevereiro, está implantando o Ensino Médio Inovador, a partir deste ano.

O projeto do Ministério da Educação, denominado de ProEMI consiste em promover a reestruturação nos currículos de ensino médio das escolas públicas brasileiras. Entre as mudanças propostas pelo ProEMI, está a determinação de que, ao menos duas vezes na semana, os estudantes compareçam à escola em turno oposto àquele em que estudam regularmente. Nesse horário extra, a grade não é organizada a partir das disciplinas regulares, como matemática e história, e sim por macrocampos – unidades curriculares interdisciplinares, como iniciação científica, cultura corporal, cultura digital e participação estudantil.

No caso da escola de Lauro Müller, que possui mais de 700 alunos, serão três dias por semana, em dois períodos – manhã e tarde, destinados ao ProEMI.

Segundo o diretor da unidade, Claiton Joaquim, essa é uma política de fortalecimento do ensino médio, que vai contribuir com a política de educação desenvolvida na escola. “Tenho certeza de que o efeito será o de motivar ainda mais nossos professores e alunos, que esse tempo a mais que vão passar na escola faça com que eles se sintam mais parte dela”, avalia o diretor.

Ensino Médio Inovador

O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.