Educação

Escola de Nova Veneza é destaque em cidadania e preservação do patrimônio público

Sucesso das comissões gerenciadas pelo Grêmio Estudantil reflete na educação

A Escola Estadual Básica Humberto Hermes Hoffmann, do distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, tem sido destaque pelo jeito inovador de trabalhar com os alunos o exercício da cidadania. A grande prova disso está na atuação do Grêmio Estudantil, que é dividido em três comissões (meio ambiente; esporte e cultura; social, comunicação e saúde), cada qual com representante que elabora projetos para a escola. O resultado é conscientização dos alunos para os problemas sociais, produção de gincanas e melhor preservação do entorno da escola e salas de aulas.




“Estamos formando líderes, todos responsáveis e críticos que contribuem zelando o patrimônio público”, afirma a diretora Solange Maria Spilere Furlan. O sucesso da contribuição e participação dos alunos chamou a atenção dos produtores do programa Globo Educação, que realizaram filmagens e gravaram no local. No momento das filmagens a comissão de Meio Ambiente promoveu a votação do projeto de separação e venda de materiais recicláveis. A arrecadação servirá para reforma e ampliação da biblioteca. O programa deve ir ao ar em 30 dias.

Colégio representa o sul do Estado no programa Parlamento Jovem

A escola Humberto Hoffmann também comemora a participação na 15° edição do programa Parlamento Jovem, que levará cinco alunos representantes do sul do Estado, entre os dias 13, 14 e 15 de agosto, para a Assembleia Legislativa, onde serão deputados por um dia.

A escolha dos alunos será decidida em votação no início do mês de julho. Enquanto isso a escola promove debates nas comunidades da região para pautar problemas e transformá-los em projetos que devem ser levados ao legislativo, em agosto.

Thiago Hockmüller/Imprensa SDR de Criciúma