Geral

Escola de Lauro Muller lança Projeto Cubo Mágico

Escola de Lauro Muller lança Projeto Cubo Mágico2

Foto: Divulgação

A Escola Municipal Lígia Chaves Cabral, localizada no bairro Itanema, em Lauro Müller, lançou, nessa terça-feira (11), o Projeto Cubo Mágico para 52 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A iniciativa da professora Gizele Paz Cripriano teve como objetivo incluir na rotina dos alunos uma ocupação diferenciada.

“A nossa escola faz parte de uma pequena comunidade, distante sete quilômetros do centro da cidade. Eu gostaria que eles tivessem algo interessante para fazer nos intervalos das aulas ou até mesmo nos momentos de folga, quando estão em suas casas. E, além disso, promover a integração e participação deles em campeonatos”, explicou a professora.

A abertura do projeto contou com a presença de Ana Lúcia Pintro, responsável pela organização do campeonato oficial de cubo mágico, Criciúma Open 2016, realizado em setembro do ano passado, no Nações Shoppping. “Aprender a resolver estes tipos de desafios exige dedicação, concentração e paciência. O tempo é relativo, algumas pessoas aprendem em três dias e outras precisam de semanas. Cada uma tem seu ritmo. Estamos preparando o próximo campeonato de Criciúma. Por isso, quem ainda não sabe terá tempo de aprender e poderá inscrever-se. Vamos acertar alguns detalhes e, em breve, o campeonato será oficializado”, informou a organizadora do evento.

A aluna do 7º ano, Any Gabryelly Macichonek, sentiu-se desafiada e conseguiu aprender depois que viu um dos colegas resolvendo o quebra-cabeça mais famoso do mundo. Matheus Goulart Luciano iniciou com a ajuda do irmão, que o ensinou o primeiro passo: uma cruz branca com centro amarelo. Também assistiu tutoriais na internet e estudou usando uma apostila. “Aprendi pelo método simplificado, mas para fazer mais rápido estou estudando algoritmos avançados. Meu melhor tempo foi 58 segundos”, contou o estudante.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os principais recordistas brasileiros e mundiais das principais modalidades oficiais. O australiano Feliks Zemdegs é o recordista mundial na categoria Rubik’s Cube (cubo mágico tradicional), com um tempo de 4,73 segundos. O gaúcho de Porto Alegre, Diego Meneghetti, é o brasileiro mais rápido na categoria olhos vendados, com um tempo de 31,31 segundos. Gabriel Campanha e Rafael Cinoto estão entre os melhores do mundo com os pés, obtendo o 2º e o 10º lugares, respectivamente. Estas são algumas das dezoito modalidades disputadas e qualquer pessoa pode ser um competidor da Associação Mundial de Cubo Mágico.

Escola de Lauro Muller lança Projeto Cubo Mágico2

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Estudantes do técnico em Design Gráfico criam livros infantis

Obras foram doadas à biblioteca da Satc e apresentadas para as crianças do ensino fundamental

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.

Alunos de Morro da Fumaça participam de atividades recreativas do Sesc Móvel

Pais protestam contra edital de matrícula em Içara

Renda das famílias como critério para conseguir vaga integral em creches de Içara incomoda população.