Três chefes italianos, Roberto Ferro, Paulo Dorigon e Marcelo Ferrigo desembarcaram no município na última semana para ministrar o curso
Teve início nesta segunda-feira (11), um projeto único no país. A Escola de Gastronomia foi uma conquista da viagem à Itália no ano passado, onde o prefeito Evandro Gava e o então secretário de Cultura, Giliard Gava, encaminharam a vinda da “Escola Alberghiera”, que atua na preparação de cozinheiros, recepcionistas e camareiros de hotéis.
A realização é uma parceria entre o governo vêneto, representado por Benedetto Fiori e Roberto Ferro, o Comitê das Associações Venetas de Santa Catarina – Convesc, a Unesc e o município de Nova Veneza.
As aulas acontecerão no Restaurante Casa do Chico, espaço cedido pela família Ghellere, de segunda a sexta-feira, pela manhã, durante seis meses. O professor Marco Antônio, da Unesc, frisou a relevância desse projeto para a região.
“O programa prima pelo aprimoramento da gastronomia local, desenvolvimento da região e qualificação de profissionais da área. Parabenizamos o prefeito pela excelente iniciativa e por confiar em nossa instituição para fazer parte deste projeto”, afirmou.
Para o município, junto com a Gôndola conquistada em 2003 e o Carnevale Di Venezia criado em 2008, este será mais um incremento cultural em parceria com o governo vêneto. “Estreitando cada vez mais os laços, tornaremos esta cidade, que é a última colônia italiana formada no Brasil, um exemplo de preservação cultural e histórica e um grande polo turístico, atrativo para visitantes e empresas”, afirmou Gava, que tem objetivo de estruturar o antigo centro comunitário do Bairro Bortolotto para abrigar este e outros cursos técnicos.
Colaboração: Flávia Bortolotto / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza
[soliloquy id=”124543″]