Erick Cardoso (PSOL), de 22 anos, concorre a deputado estadual. Não binário, o candidato nasceu em Criciúma (SC) e é estudante de Gastronomia. Vegetariano e ecossocialista, Erick iniciou sua militância mais sólida ainda no movimento estudantil.
A falta de representatividade de pessoas negras e LGBT+ na política, foi um dos motivos que levaram Erick a disputar uma vaga como deputado estadual. “Santa Catarina é um estado que evidentemente não superou os resquícios da escravidão, da colonização e da ditadura militar. Somos o único estado do Brasil que não possui NENHUM deputado estadual negro eleito, dentre os 40 parlamentares”, afirma o candidato.
“Quando a discussão é sobre agroecologia, sustentabilidade, população LGBTQUIAPN+, é fácil constatar que não temos pessoas qualificadas trazendo esse debate para dentro da ALESC. Decidi me candidatar pra levar as vozes que estão aqui fora gritando por seus direitos pra dentro da Câmara Legislativa Estadual”, acrescenta Erick.
Dentre suas propostas, o estudante diz que a sua candidatura tem como foco o combate às violências estruturais causadas à comunidade LGBT+. “Propomos o fortalecimento de entidades públicas e privadas parceiras que trabalham pela garantia da efetivação de direitos da população LGBTQUIAPN+, com foco principal em Conselhos, Associações e ONG’s”, pontua Erick.