Iniciativa faz parte da programação da gincana realizada com alunos dos cursos técnicos da Satc.
As cores azul, branca, laranja e verde, que representam as equipes da Gincana dos Cursos Técnicos – Gintec, da Satc, se tornaram vermelhas quando o assunto é solidariedade. Uma das tarefas que está sendo cumprida pelos grupos é a doação de sangue. Nesta quarta-feira (23), representantes da Mancha, Papa-grafite, Cemaq e Eletroelite estiveram no Hemosc de Criciúma para o gesto solidário.
“Para nós é muito importante esse tipo de ação. Precisamos de sangue todos os dias”, explicou Rosinete dos Santos, integrante do setor de Captação do Hemosc. Os estudantes precisam reunir, no mínimo, dez doadores por equipe para ter a tarefa cumprida. A doação para a Gintec começou no dia 1º de setembro e segue até amanhã (24). A gincana ocorre na próxima sexta-feira, dia 25, no ginásio II da Satc.
Doando pela primeira vez, o aluno Ismael Gustavo da Luz, 17 anos, achou válida a iniciativa. “Doar foi muito simples”, disse. Os jovens com menos de 18 anos precisaram ir acompanhados por um responsável. Anair Scarsi Mota é mãe da aluna Flávia, e veio doar também. “Tem que apoiar, não só pela gincana, mas porque estamos ajudando outra pessoa”, comentou.
O Hemosc recebe, em média 40 doações diárias, número considerado baixo já que são atendidos 28 hospitais e clínicas da região Sul de Santa Catarina. “Temos um horário diferenciado, também abrindo em dois sábados por mês, para facilitar o acesso de quem deseja doar”, informou Regina Buttner, do setor de Captação. Neste sábado (26), os profissionais estarão atendendo das 8h às 16h.
Ação social
A solidariedade é uma das marcas da Gintec. “Sempre procuramos estimular tarefas diferentes, fazendo com que eles se integrem às ações sociais, mostrando a realidade”, ressaltou o professor Roberval Bett, um dos coordenadores do evento.
As equipes arrecadaram, cada uma, 240 quilos de alimentos não perecíveis que já foram entregues ao Asilo Rede Vida, Asilo São Vicente de Paulo, ambos de Criciúma, Apae de Siderópolis e Apae de Orleans.
Nesta sexta-feira, a Gintec começa às 8h com as coreografias de apresentação das quatro equipes. Ao longo do dia serão realizadas as tarefas esportivas e culturais. Mancha, Papa-grafite, Cemaq e Eletroelite disputam o título de 2015, a 14ª edição do evento. Mais de 500 estudantes estão diretamente envolvidos. O vencedor será conhecido por volta das 17h.
Redação Portal Satc
[soliloquy id=”148538″]