Projeto foi aplicado nos 9os anos em cinco momentos, com apoio psicológico, tira-dúvidas, cápsula do tempo, apresentação de “mágica” e música.
Os educandos do Ensino Fundamental passam nove anos com a mesma equipe de coordenadores, professores e orientadores dentro da escola. Depois deste período, no entanto, e apesar de estarem ainda na mesma instituição, terão que lidar com uma nova equipe, a do ensino médio, e novas exigências e responsabilidades.
Para ajudar esta transição, as equipes pedagógicas dos ensinos fundamental e médio prepararam um projeto para auxiliá-los neste desafio e amadurecimento. A implantação do projeto envolveu sete turmas, que vivenciaram cinco momentos, entre os dias 3 de agosto e 24 de setembro.
“Eles passaram nove anos com a mesma estrutura e equipe de coordenadores e, nesta fase, ainda são muito dependentes. No ensino médio, essa dependência não existe mais, e isto assusta”, conta a coordenadora do ensino médio e técnico, Adriana Silveira Just Schmidt.
“Agora é hora de mais autonomia. Isso dá um baque. Por isso fizemos dinâmicas para saber quais os medos que eles têm no ensino médio. Queremos amenizar a transição e prepará-los”, explica ainda Adriana.
Os cinco momentos:
1º – Explicação do projeto e da carta que os educandos deveriam escrever sobre como acham que será o ensino médio para ser guardada numa cápsula do tempo.
2º – Palestras com as psicólogas da Edutec sobre a transição e a adolescência. Neste dia eles escreveram seus principais medos no ensino médio e guardaram numa caixa.
3º – Bate-papo com o pessoal (dos 1os, 2os e 3os anos) que já vivenciou este momento.
4º – Momento lúdico com mágica, leitura de medos dos educandos e análise pelos profissionais pedagógicos e psicólogos da Satc, música com Mc Cauê e Kelvin, e enterro da cápsula do tempo com as cartas dos educandos.
5º – Visita aos ambientes do ensino médio e técnico (entre 21 e 24 de setembro).
Educandos aprovam a iniciativa
Para a estudante do 9º ano F, Amanda de Oliveira, a aproximação entre o ensino médio e o 9ª ano foi muito importante. “Foi muito bom porque eles conseguiram se aproximar do jovem de uma maneira diferente. Além disso, a gente conheceu bastante do ensino técnico. Mas o que mais me chamou a atenção foi o momento do evento em que eles tiraram nossas dúvidas”, comentou.
Segundo o educando Sander Fontanella, do 9º ano G, a experiência foi muito boa, porque o aluno pode se preparar para o ensino médio. “Eu sabia poucas coisas sobre o ensino médio e gostei muito da interação com os colegas do 1º ano. Além do mais, o projeto me deixou incentivado para tirar notas altas, para assim, me sair bem no ensino médio”, avaliou o estudante.
Ouça neste link a música criada por Mc Cauê e Kelvin para o projeto.
Colaboração: Comunicação Satc
[soliloquy id=”145763″]