Os moradores da Urussanga Velha, no Balneário Rincão, passaram a receber essa semana uma equipe da Estratégia Saúde da Família de Pedreiras no Salão Paroquial. O grupo de trabalho é composto por quatro profissionais da Secretaria de Saúde, uma médica com formação em clínica geral e uma funcionária do laboratório de análises clínicas Dal Pont, que estarão à disposição da população a cada 15 dias, facilitando o acesso dos moradores ao serviço básico de saúde.
Anteriormente, a comunidade de Urussanga Velha precisava se deslocar até o posto do bairro vizinho, e recebia atendimento exclusivo às terças-feiras à tarde. Agora, os profissionais da saúde irão até o local a fim de agilizar os atendimentos. “Pra mim foi ótimo pois é difícil me locomover até Pedreiras. Hoje fiz a consulta, peguei os medicamentos e já realizei a coleta de sangue”, relata Elisete dos Passos, de 57. Ela mora na região há pelo menos 40 anos, e por possuir uma prótese em uma das pernas, aprovou a comodidade de receber o atendimento mais perto de casa.
O prefeito Décio Góes acompanhou o primeiro dia de atendimento, conversou com a comunidade e com a equipe de saúde, e ficou satisfeito com a medida implantada pelo governo municipal. “Esse era um desejo e um compromisso da nossa plataforma de governo, que foi reforçado a partir das reuniões comunitárias que realizamos. Esse atendimento está sendo feito em caráter experimental, para ver se corresponde à expectativa da comunidade", explica Décio.
Foram distribuídas mais de 20 fichas de atendimento, e ao final das consultas, a médica Maria de Lourdes Bristot realizou visitas aos quatro pacientes acamados que residem no local. O atendimento itinerante será estendido também à Região dos Lagos. Nas ações, a equipe leva até o local a medicação básica, material para curativos, realiza aferição de pressão, exames rápidos de hepatite B e C e coleta de material para exames de sangue. O vereador José Eloir também acompanhou o início dos trabalhos da saúde na comunidade.
Colaboração: Lariane Cagnini