A semana já iniciou com o atendimento de uma ocorrência atípica e emocionante para equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu de Orleans. Às 2h50min desta segunda-feira (3), enquanto se dirigiam até a localidade de Brusque do Sul, Suandre Adão Machado e Eduardo Degenhnaurt não imaginavam que marcariam a vida de uma gestante de 18 anos.
“Saímos da sede com a informação de que atenderíamos uma gestante com dor. Quando chegamos, constatamos que já estava entrando em trabalho de parto e que não daria tempo de levar até a Fundação Hospitalar Santa Otília. Então, optamos por fazer na residência, por ter condições melhores do que a viatura”, explicou Suandre.
Este é o segundo parto realizado por ele, em quase sete anos atuando no Samu do município. O primeiro foi em 2014. “A sensação é a melhor possível. Afinal, trata-se de uma ocorrência positiva, algo que não é muito comum em nossos atendimentos. É emocionante, ainda mais que meu filho vai nascer no mês que vem. Então mexeu bastante comigo”, contou.
Já para Eduardo, que trabalha no Samu de Orleans há cinco anos, esta foi a primeira experiência em parto. “No início é aquela apreensão. Nos dedicamos ao máximo para que ocorra tudo bem. Quando encerra, a sensação é de alívio e dever cumprido. É difícil até para encontrar palavras para descrever. Nunca sabemos como uma ocorrência vai finalizar e, quando tudo dá certo, agradecemos a Deus”.
Coincidentemente, o bebê se chamará Diego, o mesmo nome de um dos filhos de Eduardo. A jovem estava na 40ª semana de gestação. Ela e o filho, que nasceu às 3h30min, passam bem. Depois dos procedimentos, foram conduzidos à FHSO. Conforme Suandre, a colaboração de todos foi fundamental. “Desde o trabalho da central do Samu, de Criciúma, da família que auxiliou a mim e ao Eduardo e da equipe do hospital foi essencial para o sucesso desta ocorrência”, reconheceu.
[soliloquy id="215468"]