Geral

Equipe de Robótica da Satc participa de visita técnica na empresa Tecnnic

No encontro, os alunos que irão representar Santa Catarina na Olimpíada Brasileira de Robótica puderem ver o processo de criação de equipamentos tecnológicos

Foto – SATC

O fomento às produções tecnológicas e inovadoras faz parte do processo de ensino-aprendizagem do Colégio Satc, que oportuniza aos alunos um contato direto com a realidade do mercado. Seguindo nesse propósito, a equipe de robótica da instituição participou de uma visita técnica na empresa Tecnnic, especialista em projetos e manufatura de sistemas embarcados para industrial Mobil. No encontro, os alunos que irão representar Santa Catarina na Olimpíada Brasileira de Robótica puderem ver o processo de criação dos equipamentos tecnológicos, realização de testes dos protótipos e produtos, e o modelo de trabalho em escala industrial.

Promover aos estudantes um momento de aprendizagem fora de aula proporciona um ensino prático, a troca de experiências e o aprimoramento técnico. “Nossa proposta é incentivar a inovação e a análise de novas tecnologias e processos, além de fortalecer o networking com outros profissionais da área. Essa interação pode gerar insights valiosos para o desenvolvimento de projetos. E conhecer nosso principal patrocinador para a competição de Robótica que em todas as etapas estão nos apoiando é importante para o crescimento dos nossos alunos”, destaca a coordenadora de Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andréia Mariot Scarduelli.

Para o professor de robótica do Colégio Satc, Guilherme Cardoso Cruz, a visita proporcionou aos estudantes a materialização do que aprendem em robótica. “Ficou super claro em vários momentos os alunos se vendo dentro da indústria. Porque puderam acompanhar assuntos como a programação, reuniões de decisão sobre produtos, tecnologia 3D, os softwares que são usados. E também bem importante foi a questão de tentativa e erro, do não desistir, de faz novamente até funcionar, a questão de testes e de tentar fazer com que o produto seja perfeito, assim como é produzido pela equipe deles de robótica”, explica.

Robótica como ferramenta de aprendizagem

Com a prática de robótica, é possível que as habilidades de comunicação, de sociabilidade e a maior disposição para o trabalho em equipe sejam plenamente desenvolvidas. Além disso, a aproximação com profissionais do mercado tem a capacidade de transformar o processo de aprendizagem.

“Foi visto na empresa todas as etapas que a gente vê nas aulas e ficou bem destacado os processos. Um desafio é lançado, é conversado com a equipe como vai ser a resolução, é projetado um produto para resolver aquele problema, é feito um protótipo para testes que é melhorado até ficar sem erro. Então tudo isso é o que os estudantes fazem na robótica. Puderam acompanhar também em uma escala industrial os conceitos de eletrônica, informática e mecatrônica”, pontua o professor.

Durante a visita os alunos se identificaram com o modelo de trabalho na empresa. “A Tecnnic soluciona problemas através de criação de equipamentos que facilitam o trabalho das pessoas. Pois, o nosso projeto de robótica é criar um carro bombeiro que irá ajudar as pessoas em um ambiente de catástrofe. O principal desafio da empresa e do nosso grupo é resolver problemas e achar uma solução aplicável para isso”, finaliza Andréia.

Com a conquista do 1º lugar na etapa estadual da Olimpíada de Brasileira de Robótica (OBR), a equipe do Colégio Satc irá representar Santa Catarina na etapa nacional em Goiânia, GO, que ocorre de 11 à 16 de novembro.

Notícias Relacionadas

Carioca Wagner Magalhães apita Cruzeiro e Criciúma no sábado

Colisão frontal deixa mulher gravemente ferida em Criciúma

Colisão frontal deixa mulher gravemente ferida em Criciúma

Jovem é preso após colidir contra caminhão com carro furtado em Criciúma

O suspeito, de 26 anos, iniciou uma fuga em alta velocidade ao ser abordado pela PM

Fraudes de ex-servidores da Prefeitura de Capivari de Baixo são apuradas em operação do Gaeco

Operação FAFNIR cumpre mandados de busca e apreensão em Florianópolis, Tubarão, Imbituba, Laguna e Capivari de Baixo