Competição inicia nesta sexta-feira (15) em Caxias do Sul
Pelo décimo ano seguido a equipe Baja Satc participa da etapa regional sul do Baja SAE Brasil. A competição inicia na próxima sexta-feira (15) e segue até domingo (17) na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Formada por grupos de estudantes e professores dos principais cursos de Engenharia Mecânica dos três estados do Sul, a etapa regional é uma forma de aproximar alunos e integrar conhecimentos.
“Mudamos nosso projeto para otimizar a estrutura e ter mais liberdade nas provas, dando conforto ao piloto”, explica o capitão da equipe Baja Satc Hugo Tison. Ao lado da turma de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc competem outras 32 equipes. São oito de Santa Catarina e apenas o Baja Satc representando Criciúma.
A responsabilidade de representar a cidade é também a de quem está trabalhando no carro off road durante todo o ano. “Estamos evoluindo nas apresentações de projetos e queremos ir bem também nas provas dinâmicas”, afirma o acadêmico Felippe Almeida. Ao todo, a equipe do Baja Satc é composta por 15 acadêmicos de Engenharia Mecânica, com o respaldo de professores do curso.
O grupo viaja na noite de quinta-feira para a etapa regional. Na sexta já serão realizadas as primeiras provas de segurança. A competição mais aguardada é o enduro, que ocorre no domingo. O piloto Kevin Alexandre Bauer conduzirá o carro por um percurso cheio de obstáculos, altos e baixos e muita lama. O Baja Satc quer repetir as boas atuações de anos anteriores. Em 2018, a equipe ficou em 5º lugar no Enduro e em 6º na classificação geral.