Nasce um projeto inovador, criado desde os primeiros rabiscos pelas mãos dos pesquisadores da Unesc. Nessa quarta-feira (22), foi inaugurado no Parque Cientifico e Tecnológico – Iparque, da Universidade, o Túnel de Vento. A instalação permite observar, simular e pesquisar o comportamento do ar, entendendo os efeitos de sua passagem através de diversos modelos, como veículos, prédios, hélices, asas de avião, torres, entre outros.
Para o reitor, Gildo Volpato, o Túnel mostra a qualidade do trabalho da Universidade. “Nossos professores pesquisadores aplicaram a teoria à prática, criaram um equipamento único no sul de Santa Catarina. Esse é mais um grande feito da Unesc, que se mostra cada vez mais preocupada com o desenvolvimento regional, provocando e reconhecendo o seu valor por meio da inovação”, comentou.
Segundo o diretor da Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias – UNA CET, Evanio Ramos Nicoleit, os estudantes da Unesc, futuros profissionais, terão uma visão diferenciada por poderem utilizar o Túnel de Vento. “Eles estarão muito mais preparados ao entender de forma prática como funciona o comportamento do ar”, contou.
O diretor do Iparque, Marcos Back, o desenvolvimento do Túnel traz dois grandes protagonistas: os envolvidos e a tecnologia. “Esse equipamento traz a junção de nosso capital intelectual, por meio de nossos professores pesquisadores, com a nossa tecnologia. São grandes potencialidades”, ressaltou.
Entenda o Túnel de Vento
Os modelos a serem analisados são instrumentados com sensores, que podem medir pressões, forças, torques, velocidades, acelerações e ruídos.
“A disponibilidade de um equipamento deste porte na região vai trazer inúmeros benefícios para instituições de ensino e empresas, pois diferentes estudos e desenvolvimentos poderão ser realizados com ele”, comentou o gerente do Instituto de Engenharia e Tecnologia – IDT da Unesc, Ramon Silveira.
Com uma dimensão de 7,5 metros de comprimento, o Túnel de Vento traz uma velocidade máxima de até 60 km/h, com auxílio de simulações via softwares. Segundo Silveira, o ele é único no sul de Santa Catarina. “Considerando a escala do equipamento e as possibilidades de sua expansão e instrumentação, o Túnel pode ser considerado único no sul do Estado e poderá proporcionar inúmeros projetos inovadores”, comenta Silveira.
Colaboração: Mayra Lima / Comunicação Unesc
[soliloquy id="209618"]