A Epagri/Ciram informa que a partir da noite desta sexta-feira (6), a chuva retorna para todas as regiões durante o fim de semana. O tempo permanece instável, com chuva forte e acumulados de 100mm a 200mm nas regiões Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, podendo provocar alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis. Também há risco de temporal e granizo isolado, devido ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Antonio Moratelli, informou que todas as coordenadorias estão em alerta por causa das chuvas que iniciaram com intensidade nas regiões Sul e Oeste do Estado. “Comunicamos todas as nossas coordenadorias para que fiquem em alerta. Em caso de agravamento da situação, atuaremos com nossos planos de resposta. Os órgãos dos municípios, que se enquadram nas previsões, também serão informados e, se esse evento tomar uma magnitude maior, entramos com o plano de atenção aos municípios”, contou.
No domingo (8), a passagem da frente fria causa chuva de moderada a forte em todas as regiões, podendo exceder os 100mm em alguns pontos. O alerta de temporal e de queda de granizo permanece para esse dia, com especial atenção em alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.
Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda
Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.