A Epagri com apoio do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Aeasc) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), realizou nesta quarta e quinta-feira (1 e 2), em Araranguá, o curso de atualização em armazenagem de arroz.
Com cerca de 100 participantes, representados pelos agricultores, industriais, produtores de sementes e engenheiros agrônomos, o evento contou com dois palestrantes que mais conhecem e publicam artigos científicos sobre o tema no Brasil, o doutor Irineu Lorini da Embrapa e o doutor Moacir Cardoso Elias, da Universidade Federal de Pelotas.
Para o Gerente Regional da Epagri, Reginaldo Ghellere, que coordenou o evento, a grande participação mostra o quanto o tema foi acertado. "Muitos dos participantes possuíam armazéns há muito tempo e nunca tinha feito um curso para saber o que de fato é necessário fazer para se ter arroz devidamente conservado”, disse
Ele salientou que mesmo o pessoal que industrializa o arroz na região, também levou para casa conhecimento para aprimorar as práticas realizadas e também conheceu novas tecnologias de resfriamento de grãos. “Temos a certeza de que novos procedimentos serão adotados para primeiramente prevenir o ataque de insetos e posteriormente, se necessário, utilizar os produtos químicos adequadamente”, detalhou.
O agricultor de Morro Grande Jonas Ortolan relatou que saiu satisfeito com as informações recebidas e que os dois dias de curso o ajudaram a entender como fazer para reduzir o ataque das pragas que atacam o arroz armazenado.
Diante da grande demanda surgida durante o curso para maior tempo de explanação e aulas práticas, foi acordado que novos eventos desse tema serão realizados assim que os pesquisadores tiverem datas em suas agendas.