Geral

Epagri realiza oficina sobre ordenha

Agricultores do município de Lauro Müller participaram na terça-feira (5), de uma oficina na propriedade da família de Adão e Zenita Alves, na comunidade de Lageado. Entre os 20 participantes destacam-se os agricultores que investiram no sistema de ordenha canalizada, através dos Programas SC Rural, Juro Zero do Governo do Estado de Santa Catarina e do Pronaf. O evento foi realizado pela Epagri de Lauro Müller com apoio da Cooper Auriverde e Laticínio Fortuna.

Durante a oficina foram abordados assuntos sobre boas práticas manejo de ordenha e como realizar a limpeza, manutenção da ordenhadeira canalizada e também foi abordado sobre o padrão mínimo de qualidade do leite exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a produção.

A ordenhadeira canalizada é um equipamento onde o leite ordenhado não tem mais contato com ambiente da sala de ordenha e nem com o ordenhador, ou seja, vai direto para o resfriador, evitando contaminação e consequentemente melhorando a qualidade do leite.

Segundo o técnico da Epagri de Lauro Müller, Paulo César Freiberger, aproximadamente um terço dos produtores de leite do município possui este equipamento. “Porém ainda é novidade para uma parcela dos produtores, necessitando padronizar o conhecimento sobre o manejo do mesmo, desde o seu uso na ordenha como também a limpeza, manutenção e a funcionalidade dos componentes desta ordenhadeira”, explica, acrescentando que a qualidade do leite produzido em Lauro Müller vem melhorando anualmente, sendo que a maioria dos produtores já se enquadram no padrão mínimo de qualidade do leite exigido pelo Ministério (MAPA) para a produção.

[soliloquy id=”123683″]