O Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão (Cetuba) abre nos próximos dias cursos para jovens e mulheres do campo, com objetivo de capacitá-los para gestão e protagonismo nos negócios e em suas comunidades. Todas as atividades agendadas acontecem a partir das 9h, no Cetuba (Rd. SC 370, Km 173- Rua Dolores Corrêa Goulart, S/N, Bairro São Matinho).
21 de março, aula inaugural do curso de mulheres
Aula inaugural do curso Flor-e-ser, voltado para capacitação de mulheres do meio rural da região de Tubarão, com a presença de autoridades, alunas, seus familiares e técnicos da Epagri. O curso Flor-e-Ser foi instituído pela Epagri em 2019 e já capacitou agricultoras e pescadoras de várias regiões de Santa Catarina. Durante o curso, as mulheres desenvolvem um plano de negócio, que poderá ser executado pela participante com apoio institucional.
24 de março, encontro das egressas do curso de mulheres
Foram convidadas cerca de 80 mulheres agricultoras e pescadoras da região, que passaram pelo curso Flor-e-ser desde 2012, quando ele foi implementado. Elas ouvirão palestra e também conhecerão casos de sucesso de ex-alunas que implementaram ou pretendem implementar seus planos de negócio. Suselei explica que o objetivo da Epagri com essa atividade é dar seguir acompanhando a trajetória delas e avaliar os resultados que elas alcançaram após o curso. “Queremos saber se elas assumiram posições de liderança em suas comunidades, se implementaram seus planos de negócios, quais as dificuldades que vêm enfrentando”, descreve a extensionista.
28 de março, aula inaugural do curso Organização, gestão e protagonismo com jovens
Jovens da região de Tubarão serão capacitados em mais uma edição do curso Organização, gestão e protagonismo de jovens, desta vez com foco na pecuária leiteira. A aula inaugural terá a presença dos jovens e seus familiares, além de lideranças, autoridades e profissionais da Epagri. A Gerência Regional da Epagri de Tubarão capacita há anos homens e mulheres da região, com idades entre 18 e 29 anos, que atuam no campo e no mar, para assumirem o protagonismo nos negócios da família, bem como nas suas comunidades. Ao final do curso, cada aluno elabora seu projeto de vida, com proposta de melhorias no negócio da família. Os melhores projetos recebem apoio institucional para serem implementados. A capacitação de jovens rurais e do mar é uma política implementada pela Epagri em 2012, que já capacitou cerca de 3 mil pessoas nos 13 Centros de Treinamento da Empresa espalhados pelo Estado.