Clima

Epagri divulga previsão para fim do Outono e início do Inverno

Neve pode cair nos meses de junho, julho e agosto

Foto: Amanda Garcia Ludwig

Foto: Amanda Garcia Ludwig

O fenômeno El Niño de 2014 não influenciará significativamente o clima dos meses de junho e julho. A previsão de chuva se mantém para o trimestre dentro da média climatológica para a maioria das regiões de Santa Catarina, sobretudo para o Oeste do estado. No Litoral, a chuva deve ficar acima da média climatológica. A temperatura também continuará dentro da média, com ondas de frio mais intensas em julho e agosto.

Conforme o site Engeplus, a Epagri salienta que no Litoral as temperaturas estarão ligeiramente acima da média devido à nebulosidade. A neve pode aparecer já no mês de junho, e também em julho e agosto, por conta do El Niño. A estação também alerta que o inverno é a estação em que menos ocorre chuva no estado, ocorrências de temporais com ventania e granizo diminuem. Mesmo assim, eventos extremos podem ocorrer no final do outono e durante o inverno, como em qualquer época do ano.

Climatologia outono/inverno

O mês de julho é um pouco menos chuvoso em relação ao mês de junho e os valores esperados de chuva variam de 80 a 130 milímetros do Planalto ao Litoral, sendo o Litoral a região com menos chuva nesta época do ano. A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, do jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e dos vórtices. Também é a época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais pelo litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado muitas vezes resultando em ressaca.

Em relação à temperatura para o mês de junho são esperadas ondas de frio, mais intensas e mais duradouras do que em maio. Ainda em junho podem ocorrer os veranicos. Nos meses de junho e agosto, as incursões de massas de ar de origem polar, típicas da estação, com baixa umidade do ar e baixas temperaturas (secas e frias), serão mais frequentes.

Assim, durante os episódios de ondas de frio intensas e duradouras, são esperadas temperaturas próximas de zero grau, e também negativas, nas áreas altas do estado, resultando na formação de geada ampla. Episódios de neve também são esperados, especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade para as áreas altas do Planalto Sul. Outras características no mês de junho e alguns dias de inverno são nevoeiros à noite, madrugada e primeiras horas da manhã.