Economia

Epagri de Lauro Müller realiza oficina para orientação de montagem e instalação da bomba carneiro hidráulico

A Epagri de Lauro Müller realizou, nessa quarta-feira (23), uma oficina para orientação de montagem e instalação da bomba carneiro hidráulico, na propriedade de Jaime Nestor da Silva, na comunidade de Rio Amaral Gruta.

O evento contou com a participação de técnicos da Epagri e de agricultores de Lauro Müller, Treviso, Siderópolis, Içara, Orleans e Urussanga. De acordo Paulo Cesar Freiberger, da Epagri de Lauro Müller, por ser uma alternativa de baixo custo e não gerar impactos ambientais, o manejo é simples e é pouca a manutenção necessária.

A própria água é utilizada como energia para o funcionamento. “O carneiro proporciona melhor rentabilidade a inúmeras atividades na propriedade, racionaliza o trabalho humano, otimizando o recurso natural mais importante, que é a água. O carneiro hidráulico é uma alternativa que pode ser usada nas pequenas propriedades rurais”, destacou.

Freiberger explica como funciona. “O nome carneiro hidráulico vem da relação entre o instinto do carneiro, animal, de dar golpes com a cabeça no que ou em quem ele vê em sua frente, além do fato de o aparelho em funcionamento emitir um som característico, semelhante ao golpe do animal”, explicou.

“Devido à gravidade, quando a água escoa por um cano e sofre uma interrupção brusca, também surge um golpe. Esse fenômeno é chamado ‘golpe de aríete’. A bomba carneiro hidráulico utiliza esse golpe de aríete para bombear água de um nível mais baixo para um nível mais alto. Utiliza a força da gravidade para obter pressão suficiente para elevar uma quantidade de água para um reservatório a uma determinada altura sem a necessidade de combustível fóssil ou uso de eletricidade”, acrescentou.

Aos interessados em informações sobre a bomba, o contato pode ser feito pelo telefone ou no telefone (48) 3403-1146 ou, ainda, nos escritórios da Epagri.

[soliloquy id=”198834″]