Trânsito

Entulhos na cabeceira da Ponte Anita Garibaldi serão retirados a partir de quinta-feira

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT, Superintendência Regional de Santa Catarina) vai iniciar a remoção do deslizamento de solo e rochas que interrompe via lateral à BR-101 Sul, no km 316, no limite entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. No domingo passado, parte da encosta deslizou por excesso de infiltração, por conta da chuva que caiu durante o final de semana. A meta da autarquia é iniciar os trabalhos de remoção nesta quinta-feira (8).

O deslizamento interrompeu o trecho antigo da rodovia federal, sobre o Canal de Laranjeiras, usado para tráfego local entre os bairros de Cabeçuda (Laguna) ao Bananal (PB). Todo o local está sinalizado, sendo que em Cabeçuda a pista está interrompida pela sinalização vertical, alertando aos motoristas que não prossigam. É solicitados aos moradores lindeiros que não se aproximem do local, tanto neste momento quanto durante a retirada das rochas e sedimentos.

Para tráfego local, entre os bairros próximos ao km 316, é preciso usar os viadutos e a Ponte Anita Garibaldi, seguindo o fluxo de longo curso da BR-101. O deslizamento não afetou o fluxo de veículos pelas pistas da ponte, porém, aos motoristas que trafegam no sentido Norte-Sul, parte do acostamento foi isolado para garantir a segurança dos usuários.

O DNIT/SC está avaliando alternativas para executar a contenção nesta encosta e evitar novos deslizamentos. A remoção total dos sedimentos não tem data definida para acontecer.  

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC

[soliloquy id=”191034″]