O Parque Nacional Everglades, localizado na cidade de Everglades, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, é um dos parques de preservação ambiental mais conhecidos do mundo. É o terceiro maior em extensão no país, ficando atrás apenas do Parque Nacional do Vale da Morte e do Parque Nacional de Yellowstone. Foi considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, bem como uma Reserva Internacional da Biosfera e Terra Úmida de Importância Internacional.
O parque é composto por extensos terrenos úmidos e pantanosos, contendo também uma floresta. Ele leva o título de maior ecossistema de manguezais do hemisfério ocidental. É o lar de muitas espécies de animais, 36 delas ameaçadas de extinção, como é o caso do crocodilo-americano, da pantera-da-Flórida e do peixe-boi-marinho, entre outros. Além disso, abriga mais de 300 espécies de peixes de água salgada, 350 tipos de aves, 40 espécies de mamíferos e 50 espécies de répteis. A flora local também é composta por muitas espécies, destacando-se a orquídea fantasma, com suas flores brancas e etéreas.
O parque foi criado em 1934, completando 90 anos de história com o intuito central de parar a degradação ambiental no local e intervir no desaparecimento de muitas espécies da região. Atualmente, conta com uma área de aproximadamente 6.104,8 km² e atrai mais de 1 milhão de visitantes anualmente. A criação do parque não apenas acrescentou mais uma beleza natural no país, mas também demonstrou uma enorme importância na conservação de áreas verdes e na preservação da vida selvagem da região.
Fonte consultada:
WIKPÉDIA. Parque Nacional Everglades. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_Everglades Acesso em 06 dez. 2024