Geral

Entre Céu e Névoa: Uma Viagem ao Pico da Neblina

Foto – Divulgação

Considerado o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina é uma montanha localizada no estado do Amazonas, na região norte do país, com uma altitude impressionante de 2.995 metros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora esteja situado no município de Santa Isabel do Rio Negro, a zona urbana mais próxima é o município de São Gabriel da Cachoeira, que faz divisa com a Venezuela.

O nome da montanha originou-se devido ao fato de que seu topo é encoberto por neblina durante a maior parte do tempo. A massa montanhosa do pico está praticamente toda dentro do território venezuelano; contudo, o cume, ou seja, o ponto mais alto, encontra-se na área pertencente ao Brasil, a aproximadamente 687 metros da fronteira entre as duas nações.

Sua descoberta ocorreu na década de 1950 pelo comandante Mario Jucá, da companhia aérea Panair do Brasil. Ao sobrevoar o local em um momento em que o pico estava sem neblina, o comandante conseguiu, por meio do altímetro da aeronave, estimar a altitude da montanha. No entanto, como não havia certeza sobre a altitude exata ou mesmo sobre se ele estava em território brasileiro, até o ano de 1962 considerava-se o Pico da Bandeira, localizado entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, como o ponto mais alto do país. Somente a partir desse ano, com demarcações precisas, foi confirmada a altitude do Pico da Neblina, que passou a ser oficialmente considerado o ponto mais alto do Brasil.

Na região que circunda o pico, observa-se uma diversidade de plantas e árvores. Até os 1.000 metros de altitude, encontra-se a chamada floresta equatorial, com árvores de grande e médio porte. Entre 1.000 e 1.700 metros, predominam árvores de pequeno e médio porte, enquanto acima de 1.800 metros há apenas vegetação rasteira. A variação na quantidade de chuva também é significativa. Abaixo de 1.000 metros, as chuvas são constantes, tornando a área bastante úmida. Por outro lado, acima dessa altitude, as precipitações são mais raras, deixando o clima mais seco. No topo, a temperatura varia bastante, alcançando 20 °C durante o dia e valores próximos a 6 °C durante a noite.

Fontes consultadas:

WIKIPÉDIA. Pico da Neblina. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Neblina Acesso em 31 mar. 2025

Pico da Neblina. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pico-da-neblina/ Acesso em: 31 mar. 2025

Notícias Relacionadas

Acidente entre carro e caminhão é registrado na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller

Ambos os motoristas estavam com a documentação regularizada e fizeram o teste do bafômetro, que não apontou consumo de álcool

Um Ativista que Transcende Gerações: A Vida e o Assassinato de Martin Luther King

FACISC conecta lideranças da economia e da educação do Sul de SC

Representantes do setor empresarial e do poder público, reitores de universidades e personalidades da sociedade civil participaram do encontro.

Criminosos invadem residência e roubam R$ 35 mil em Braço do Norte

Após o crime, eles fugiram e não foram mais localizados