Geral

Entidades de SC divergem sobre o possível retorno do horário de verão

Lula realizou uma enquete nas suas redes sociais levantando a hipótese do retorno do horário de verão; o último aconteceu entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019

Foto: Leo Munhoz

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levantou suspeitas sobre o possível retorno do horário de verão após criar uma enquete na sua conta no Twitter, na última segunda-feira (7), para saber a opinião dos seus seguidores. Enquanto isso, as entidades de Santa Catarina divergem sobre a hipótese do retorno após mais de três anos.

A presidente da Abrasel/SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Juliana Mota, não considera de interesse do setor o retorno pois considera a movimentação noturna como positiva.

“Existem vários estudos que indicam uma economia pífia de energia elétrica com a adoção do horário de verão. Diante disso, a Abrasel de Santa Catarina não considera de interesse dos bares e restaurantes sua retomada. Também porque, caso retorne, o movimento durante a noite iniciaria mais tarde, logo em um período de grande circulação nos bares e restaurantes durante a temporada”, explica a presidente.

Por outro lado, o presidente da ABIH/SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Rui Eduardo Wirth Schurmann, acredita que o retorno é de interesse da classe hoteleira devido o melhor aproveitamento da luz natural no fim da tarde.

“O setor vê com bons olhos. Sabemos que o principal objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica, mas parece que isso não representa mais uma economia substancial. Por outro lado, as pessoas ficam nos bares, restaurantes e piscinas dos hotéis, por exemplo, por conta do fim de tarde”, explica Schurmann.

A Acats (Associação Catarinense de Supermercados) também foi procurada pela reportagem do ND+, mas preferiu não se manifestar sobre o assunto, no momento, pois “se trata de uma hipótese”. A FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) também optou por não comentar sobre o retorno do horário de verão.

Além disso, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) foi procurada, mas não se manifestou até as 19h35 desta quinta-feira (10). O espaço segue aberto.

A enquete realizada pelo presidente Lula contou com mais de 2,3 milhões de votos e o “sim” venceu por 66,2% dos votos contra 33,8% do “não.

Vale lembrar que o horário de verão aconteceu durante 34 anos consecutivos, mas um decreto assinado em 2019 pelo atual presidente Jair Bolsonaro tirou a norma. De acordo com informações da Rádio Senado, o último aconteceu entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça nega recurso que pedia retorno de transporte coletivo municipal em Criciúma

O magistrado manteve a posição adotada pela 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Criciúma

Coronavírus em SC: Portarias regulamentam medidas para retorno de aulas presenciais do ensino superior e cursos técnicos no estado

As aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio e educação de jovens e adultos (EJA) seguem suspensas até o dia 2 de agosto.

Entidades destacam que medidas no momento certo foram fundamentais para frear a pandemia em Santa Catarina

Entidades da iniciativa privada estão apoiando as medidas de distanciamento social implementadas pelo Governo de Santa Catarina e têm participado de constantes reuniões para tomadas de decisões do poder executivo.

Coronavírus em SC: Entidades ligadas à Educação concluem diretrizes de retorno às aulas presenciais

O objetivo do documento de 46 páginas é estabelecer os procedimentos que devem ser adotados por todas as unidades de ensino do Estado de modo a prevenir e reduzir a disseminação de Covid-19 no ambiente escolar quando a retomada for possível.