Geral

Ensinamentos em prática: Alunos da Graduação e Técnico da Satc participam de cobertura das eleições

Ao todo, mais de 60 profissionais, entre alunos do Técnico Multimídia, acadêmicos de Jornalismo e professores participaram das atividades

Foto – SATC

O domingo (6) de Eleições na região Sul de Santa Catarina foi especial para os alunos do Técnico Multimídia do Colégio Satc e acadêmicos do curso de Jornalismo do Centro Universitário UniSatc. A instituição, em parceria com a Rádio Eldorado e o Portal Engeplus, realizou a cobertura do dia do voto e os alunos puderam colocar seus aprendizados em prática por meio de vídeo, áudio e texto.

“Foi uma cobertura completa. Tivemos os alunos entrando por vídeo através das nossas Lives no Canal do Jornalismo UniSatc no Youtube; alunos que entraram ao vivo para a Rádio Eldorado e, além disso, os alunos foram abastecendo o Portal Engeplus com informações em tempo real ao longo do dia”, conta o coordenador de Assessoria de Imprensa da Satc e coordenador adjunto do Técnico Multimídia, Lucas Jorge.

A cobertura das eleições já é uma atividade tradicional para o curso de Jornalismo e muito esperada pelos acadêmicos. Para o curso técnico em Multimídia esta é apenas a segunda edição, mas que já ganhou o apreço dos alunos. “Nós tivemos mais uma cobertura muito especial com nossos estudantes, tanto da graduação quanto do curso técnico. E a juventude não inibiu em nada o faro jornalístico, a busca pela boa informação, por levar notícia de qualidade a quem estava acompanhando. Ver a empolgação deles foi gratificante”, ressalta a coordenadora do curso de Jornalismo da UniSatc e do Técnico Multimídia da Satc, Marli Vitali.

Ao todo foram três Lives transmitidas ao longo do dia, somando mais de 12 mil visualizações apenas no Canal do Youtube do Jornalismo UniSatc. “Essa cobertura jornalística feita pelos nossos acadêmicos, é claro que os professores se envolvem, que os veículos parceiros também se envolvem, mas eu tenho muito orgulho quando nossos alunos vão para a rua fazer de verdade. De todas as formas de aprender, fazer é a que mais consolida o conhecimento. Os alunos são os que mais ganham com isso”, enfatiza o reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira.

Parceria que deu certo

Desde o mês de maio, as reuniões de alinhamento entre os veículos parceiros mostravam o tamanho da cobertura que seria realizada. Ao longo dos meses, os alunos de Jornalismo e do Técnico Multimídia abasteceram o Portal Engeplus e a Rádio Eldorado com conteúdos voltados à eleição. Além disso, os dois debates da Rádio Eldorado com os candidatos foi tranbsmitido pela equipe de Jornalismo da UniSatc.

“Foi sem dúvida uma grande cobertura em todos os sentidos, inclusive no número de pessoas que participaram. Entre acadêmicos, integrantes do portal Engeplus e da Rádio Eldorado, foram 61 vozes, ou seja, pares de olhos atentos ao que aconteceu em toda a nossa região. Fiquei muito satisfeito com o rendimento dos acadêmicos do curso de Jornalismo da Unisatc, que mostraram já ter uma boa condição de perceber o que é informação, o que é prestação de serviço, num momento como esse, que é o da eleição. Foi sem dúvida, em tantas coberturas que fizemos, a melhor de todas, a experiência extremamente válida”, salienta o apresentador e coordenador de Jornalismo da Rádio Eldorado, João Paulo Messer.

Com uma cobertura multimídia, os alunos também contribuíram com textos e fotos para o Portal Engeplus. “A cobertura eleitoral é um exercício de responsabilidade, e a veracidade das informações são fundamentais. Com certeza foi uma experiência que desenvolveu habilidades essenciais, como apuração, redação e análise crítica, que serão valiosas ao longo de suas carreiras. Além disso, todos os acadêmicos foram fundamentais em nossa cobertura já que ajudaram com informações, imagens e, principalmente, com as apurações”, afirma a jornalista e coordenadora do projeto de Eleições da Engeplus, Rafaela Custódio.

Notícias Relacionadas

Caravaggio anuncia mudança no escudo

Clube realizou divulgação em suas redes sociais nesta terça-feira (3)

Advogados e detentos são alvos de operação contra crimes ligados a organizações criminosas em SC

A ação busca desarticular esquemas que envolvem advogados e detentos do sistema prisional catarinense

Homem é preso por furto em farmácia de Criciúma

Após confessar o crime, o suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Polícia para os procedimentos legais

Residência é arrombada em Nova Veneza, com prejuízo superior a R$ 100 mil

A Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas para realizar as perícias e dar início às investigações.