Iniciação científica visa inserir o acadêmico no ambiente de pesquisa para melhorar a tecnologia e promover o desenvolvimento econômico e social da região.
Os professores e acadêmicos da Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc já começaram 2016 desenvolvendo pesquisas nas áreas de robótica, instrumentação industrial, sistemas embarcados, energias renováveis, eficiência energética e VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados).
Os projetos de pesquisa com bolsas de iniciação científica são fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc e empresas privadas em áreas do conhecimento no campo de aplicação do curso.
Os projetos passam por etapas que incluem a pesquisa aplicada, desenvolvimento de protótipos, testes de funcionamento em campo, levantamento de dados, até a divulgação na comunidade acadêmica através da produção de artigos científicos.
Segundo o coordenador do curso, João Mota, “a iniciação científica insere o acadêmico no ambiente de pesquisa com temáticas relacionadas ao desenvolvimento de produtos, e consequentemente, proporciona a formação de massa crítica que posteriormente contribuirá para o desenvolvimento da região”.
“Todos os projetos têm em comum a interdisciplinaridade, pois o acadêmico deverá pesquisar algumas áreas para obtenção do produto final, o que remete a um futuro profissional que toda a indústria procura, ou seja, um profissional multifuncional”, complementa Mota.
Colaboração: Comunicação Satc