Educação

Engenharia Mecânica da Satc certifica qualidade das tampas da rede pluvial usadas pela Casan

Material é fabricado pela empresa Funditractor, de Caravaggio, e certificado nos laboratórios da Faculdade Satc.

Saber se as tampas de bueiros utilizadas na rede pluvial da Casan são seguras e suportam um peso específico é uma das tarefas da equipe de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc. A resistência do material é avaliada com testes que suportam 12 toneladas ou até 40 toneladas de peso, dependendo do diâmetro da tampa. Desde o mês de julho, o curso de Engenharia Mecânica está autorizado a fazer as análises e emitir os laudos.

A empresa Funditractor, de Caravaggio, Nova Veneza, é a responsável pela produção das tampas de ferro fundido dúctil. Uma amostra dos lotes é repassada para a Satc, que faz a análise. “São feitas duas análises, a de compressão, que identifica a carga máxima suportada pela tampa, e a microestrutura, avaliando a qualidade do material que é utilizado na fabricação da peça”, explica o coordenador-adjunto de Engenharia Mecânica, Luiz Carlos de Cesaro Cavaler.

A primeira análise, realizada no Laboratório de Conformação Mecânica e Processamento de Polímeros – Lacomp, comprime a peça por 30 segundos a um forte peso. A segunda, ocorre no Laboratório de Caracterização de Microestrutura, que avalia a qualidade da matéria-prima. Os professores Alexandre Milanez e Fábio Peruch orientam os bolsistas e acompanham os procedimentos.

“A medida que cada lote é analisado, é emitido um laudo aprovando ou não as peças. Caso algum problema seja detectado, é imediatamente avisado à empresa para que faça a correção”, informa Cavaler.

Há 15 anos atuando no mercado, a Funditractor está trabalhando nas novas peças há um ano. “Esse é um projeto que estamos desenvolvendo com calma. Agora, formalizamos a parceria com a Satc”, explica o sócio da empresa, Josué Marcos Ronchi. O trabalho em conjunto com a Engenharia Mecânica também está contribuindo para os processos operacionais da empresa. “O resultado está sendo positivo, realmente é uma parceria que deu certo”, reforça o diretor, Nelson Comin.

Colaboração: Redação Portal Satc 

[soliloquy id=”141917″]